II TutorAÇÃO é realizado por meio de reunião de tutores da COREMU das unidades CRER e HUGOL
Na última sexta-feira, 13 de maio, foi realizada a segunda edição do TutoAÇÃO, com o objetivo de capacitar tutores, visando a melhoria da qualidade das residências multiprofissionais oferecidas no CRER e HUGOL. A reunião, organizada pela Gerência Corporativa de Ensino e Pesquisa e Pesquisa (GENPES) e Supervisões de Ensino e Pesquisa do CRER e HUGOL (SUENPES) e conduzida por Rafaela Veronezi, gerente de Ensino e Pesquisa, abordou o tema ‘Mudança de Perspectiva e Posicionamento Profissional’.
O encontro promoveu o compartilhamento de experiências e a integração entre os tutores das unidades, além do alinhamento dos processos de trabalho que envolvem a coordenação dos preceptores e residentes.
As reuniões acontecem semestralmente com os nove tutores da Agir que conduzem Programas de Residência Multiprofissional nas áreas de Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia. A função do tutor é implementar estratégias pedagógicas que integrem saberes e práticas, promovendo a articulação ensino-serviço-comunidade, de modo a proporcionar a aquisição das competências previstas no Projeto Pedagógico dos programas.
Hoje, a Agir possui 38 residentes multiprofissionais nas unidades, sendo 18 no Programa de Urgência e Trauma do HUGOL e 20 no Programa de Reabilitação Funcional do CRER; além de 44 preceptores (24 no CRER e 20 no HUGOL).
Rafaela conta que uma reunião produtiva, como foi realizada nesta sexta-feira, por exemplo, torna a equipe mais coesa e fortalece as ações da Residência. “Em um ambiente colaborativo a agradável, as discussões e reflexões contribuíram para deixar claro as prioridades e os próximos passos para continuarmos construindo uma residência de excelência no SUS.”, afirma a gerente.


