Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Residência Multiprofissional

Residência Multiprofissional

A Residência Multiprofissional é uma especialização lato sensu cujo objetivo é a formação de profissionais diversos para atuação na saúde. É composta a partir das necessidades e realidades locais e regionais e abrangem as profissões da área da saúde, tais como: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional, de acordo com a Resolução CNS n° 287/1998.

Os Programas de Residência Multiprofissional são executados em conformidade com as diretrizes e resoluções interministeriais (MEC/MS), por meio da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS e da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES/MS, sendo priorizado o padrão de excelência e qualidade da formação.

As Residências Multiprofissionais têm duração mínima de 2 anos, com carga total de 5.760 horas, em regime de dedicação exclusiva, conforme instituiu Portaria do MEC nº 147, de 2014. Os programas são organizados de forma a possuírem 80% da carga horária pautada em atividades práticas e 20% através de atividades teórico-práticas. Destaca-se que as atividades práticas, obrigatoriamente, são feitas sob supervisão do corpo docente assistencial da Unidade de saúde.

O aprendizado na Residência é intenso e útil ao aprimoramento de capacidades técnicas e comportamentais. Como resultado de sua formação, o profissional contribui com a qualidade da assistência prestada à população e aumenta suas chances de sucesso no mercado de trabalho.

Os Programas de Residência Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás – SES/GO são desenvolvidos pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás – SESG, por meio de uma COREMU central estabelecida pela Instituição de Ensino Superior parceira, que certifica os Programas (UniEvangélica). Além disso, a Unidade cede dos Programas conta com uma COREMU local que garante a execução do Projeto Pedagógico do Programa de Residência que ali acontece.

As COREMUs das unidades da SES/GO geridas pela Agir contam com o apoio das Supervisão de Ensino e Pesquisa locais e com a assessoria do Ensino Agir para o desenvolvimento de ações de melhoria contínua dos Programas de Residência Multiprofissional oferecidos nos hospitais, tais como capacitação de preceptores e interação entre coordenadores e tutores das COREMUs das unidades geridas pela Agir, proporcionando uma rica troca de experiências e desenvolvimento de soluções coletivas para o fortalecimento dos programas.

O processo seletivo acontece anualmente e é realizado pela SES/GO, em edital único que contempla as vagas dos Programas de Residência Multiprofissional de todas as unidades estaduais de Goiás.

Clique aqui e acesse o último edital. : https://cms.sanarsaude.com/wp-content/uploads/2022/09/15103152/edital-residencia-ses-go-2023.pdf

 

Unidade: Crer

Supervisor(a) de Ensino e Pesquisa: Cristiane Soto Machado

Coordenador(a) da COREMU: Fabrícia Nayara Oliveira Limeira

Telefone: 3241-8766

E-mail: coremu@crer.org.br

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h

 

Unidade: Hugol 

Supervisor(a) de Ensino e Pesquisa:  Geovana Sôffa Rézio

Coordenador(a) da COREMU: Geovana Sôffa Rézio

Telefone: 3270-6465

E-mail: coremu@hugol.org.br

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h