Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Serviço

HDS


Acesso ao atendimento



Para ter acesso ao atendimento do HDS, é preciso ir a uma unidade básica de saúde (Cais, Ciams, PSF, Unidade Básica de Saúde – UBS, Centro de Saúde da Família, Postos de Saúde) do município que o paciente mora, onde deverá se consultar com o médico daquela unidade; 

Após essa consulta, caso julgue necessário, o médico deverá pedir um encaminhamento para outros especialistas. Esse encaminhamento será conduzido pela Secretaria de Saúde do município que o paciente reside. É a Central de Regulação que vai agendar a consulta com o especialista no HDS;

Os serviços do HDS, oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), são agendados pela Secretaria Municipal de Saúde, obedecendo ao preceito de regulação do SUS. As vagas para atendimento no HDS são disponibilizadas eletronicamente à SMS, que é responsável por realizar o agendamento.

AMBULATÓRIO DE FERIDAS CRÔNICAS

O Ambulatório de Feridas Crônicas do HDS funciona todos os dias da semana e conta com equipe médica e de enfermagem para o atendimento dos pacientes e curativo das feridas cujas ocorrências surgem, principalmente, em função da insuficiência venosa crônica, diabetes e sequelas da hanseníase.

Para receber atendimento no Ambulatório de Feridas Crônicas do HDS é preciso regulação via Secretaria Municipal de Saúde. O horário de atendimento é de domingo a domingo, das 07h às 19h.

RESIDÊNCIA ASSISTENCIAL

A Residência Assistencial é um local de acolhimento de longa permanência para os pacientes/moradores que, em sua maioria, possuem alto grau de dependência física e psicológica decorrentes da hanseníase. Esses pacientes contam, exclusivamente, com a tutela do Estado para viver.

Atualmente, o hospital abriga 18 pacientes/moradores remanescentes da extinta Colônia Santa Marta.