Agir desenvolve sistema inovador sobre registro de feedback e promove treinamento de seus gestores sobre o tema e sua aplicação nas boas práticas de gestão
Seguindo os objetivos estratégicos da Agir, a Superintendência Executiva, a Superintendência de Gestão e Planejamento e a Gerência Corporativa de Recursos Humanos da Agir, estruturaram mais uma ação de capacitação voltada aos gestores da Instituição, desta vez com foco na aplicação de feedbacks.
De acordo com a Gerente Corporativa de Recursos Humanos, Ana Karolina Barros, o feedback é um aspecto essencial para uma liderança assertiva. "E, com o objetivo de ampliar o entendimento dos gestores acerca do processo de aplicação de feedback, estruturamos um treinamento específico sobre esse assunto", frisa.
Segundo o Superintendente de Gestão e Planejamento, Dante Garcia de Paula, a aplicação do feedback faz parte da jornada do gestor. "Não adianta, nós gestores, aprendermos continuamente e não ensinarmos adequadamente os profissionais que fazem parte da nossa equipe. Por esta razão, é importante lembrar o feedback é um processo construtivo e permanente, que permite avançarmos com uma boa gestão".
"Esperamos o maior índice de retenção de talentos, de desenvolvimento de profissionais e alcançarmos uma visão global para identificação dos pontos de melhorias", assegura Dante.
Responsável pela realização dos treinamentos de feedback, a Gerente de Recursos Humanos do HECAD, Larissa Andrade Bento, pontua que foram estruturados momentos em cada uma das unidades, já que isso possibilita a organização em grupos menores e garante uma melhor absorção dos conhecimentos e interação entre as pessoas durante as dinâmicas.
A facilitadora do treinamento ponderou ainda que o feedback não é um monólogo. "É necessário que exista uma interação entre os gestores e liderados. E, orientar os gestores quanto as formas mais adequadas de aplicação é um ponto importante para que as informações repassadas durante os feedbacks sejam efetivamente utilizadas em prol da melhoria contínua", pontua.
Larissa também reforçou que a sistematização do feedback, com o lançamento de uma ferramenta própria para inserção das informações garante um melhor acompanhamento por parte da instituição, possibilitando a avaliação das situações que envolvem cada setor e orientando o processo de tomada de decisões.
O registro desses feedbacks permite o acompanhamento da evolução de cada colaborador, propiciando a consulta do histórico de situações que possam desencadear em processos de desenvolvimento, promoção, ou até mesmo, de desligamentos, quando necessário, complementa Ana Karolina.
Sistema Feedback
Durante a realização dos treinamentos, fez-se a apresentação do sistema de feedback da Agir, estruturado de forma conjunta pela Gerência Corporativa de Recursos Humanos, Gerência Corporativa de Projetos e Inovação e Gerência Corporativa de Tecnologia da Informação.
O sistema permite a inserção de feedbacks, criação de planos de ações focados em melhorias, e uma visão ampla de todos os feedbacks aplicados e pendentes.
Segundo o Supervisor de Projetos e Inovação, Rafael Ponce e o Analista de Projetos e Inovação, Célio Trópia, o sistema de feedback baseia-se em uma trilha previamente definida em conjunto com a equipe de RH, compreendendo desta maneira os processos de preparação, aplicação, avaliação e monitoramento de feedbacks.



















