Programa Dialoga Mais promove roda de conversa com o tema “setembro amarelo: a vida é a melhor escolha”
Aconteceu ontem, 8 de setembro, o momento Roda de Conversa “setembro amarelo: a vida é a melhor escolha”, proporcionado pelo programa Dialoga Mais da Agir. Com a participação dos colaboradores da Agir e unidades, o encontro foi conduzido pelas psicólogas, Carolina Duarte e Natália Lima, responsáveis pelo programa.
O objetivo do encontro é falar sobre a importância da saúde mental em tempos da “pandemia das doenças psíquicas”, em especial a ansiedade, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, foram citadas ações que podemos adotar para pessoas que necessitem de apoio, como manter uma escuta ativa, incentivo a procura por ajuda profissional, evitar o desamparo e reforçar a empatia.
“Sabemos que todos os dias precisamos de alguns cuidados com o nosso corpo, como, por exemplo, beber água diariamente, mas não falamos sobre saúde mental como grandes mudanças. É importante abrir esse espaço de discussão, e os assuntos, por mais difíceis que sejam, precisam ser conversados”, reforça Carolina.
Para trazer um reforço de nível de conhecimento e informações corretas sobre saúde mental e suicídio, assunto que envolve o mês de campanha do setembro amarelo, foram repassadas algumas formas de cuidado com a saúde mental, como adotar uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, qualidade de sono, momentos de lazer, amor-próprio e ajuda profissional.
Para Natália, “esses momentos de diálogo que temos é uma oportunidade de cada dia trazermos uma pílula de conhecimento que contribui com o todo. Precisamos a cada dia experimentarmos novas possibilidades para entendermos para onde direcionarmos nosso foco e tempo, fazendo acordos consigo mesmo".
O Dialoga Mais é um programa de saúde mental que busca oferecer qualidade de vida e bem-estar aos profissionais da Agir e suas unidades de negócio, promovendo um espaço de escuta qualificada e terapêutica exclusiva aos profissionais da instituição.
Para o público geral, pode-se buscar ajuda através de UPAs 24h; SAMU (192); pronto-socorro; hospitais; CAPS e unidades básicas de saúde. Você também pode obter apoio através do Centro de Valorização da Vida (CVV) com ligação gratuita pelo 188.