Projeto Crer na Inclusão oferece oficinas educativas para profissionais da Prefeitura de Goiânia
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo - Crer, uma unidade da Secretaria do Estado da Saúde de Goiás, realizou, em 2022, quatro oficinas educativas para profissionais da Prefeitura de Goiânia durante os meses de agosto, setembro e novembro.
A iniciativa tem como objetivo auxiliar na implementação da inclusão escolar de forma adequada na educação. Atualmente existem mais de 700 auxiliares de atividades educativas na cidade de Goiânia, distribuídos em 5 regionais que atuam diretamente com crianças especiais.
Através de um levantamento feito pelos profissionais da pediatria na prática clínica com os pacientes, a instituição estabeleceu uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, chamada “Crer na inclusão”, onde foram oferecidas oficinas educativas para os auxiliares de atividades educativas (AEE) da prefeitura de Goiânia. Os temas abordados foram: Acolhida, alimentação, locomoção e higiene, e foram ministradas pelos preceptores da residência multiprofissional e equipe de odontologia do Crer.
Para a fisioterapeuta e preceptora da clínica infanto juvenil e intelectual do Crer, Dayane Nunes, o projeto surgiu a partir de demanda de famílias preocupadas com as lacunas das escolas em receber seus filhos e oferecer o básico de adaptações que promovessem o processo de aprendizagem.
“O projeto vai de encontro a reabilitação em uma abordagem biopsicossocial proposta pela OMS ao difundir a Classificação Internacional de Funcionalidade - CIF, a qual propõe uma prática ampliada, além de deficiência física, de estrutura, para a promoção da real participação na sociedade com todas as adaptações necessárias, de modo a minimizar as barreiras deste processo. O próprio setor educacional frequentemente nos solicita quanto equipe terapêutica apoio quanto a melhor forma de receber os alunos atípicos. Assim temos uma engrenagem família-terapeutas-escola, que quando funciona bem quem mais sai ganhando e o aluno. E isso é parte da entrega do processo de reabilitação: inclusão e participação escolar”, explica.
A relevância maior desse projeto está em compartilhar conhecimento aos auxiliares educativos que participam do cotidiano da criança com deficiência. Nesse sentindo, a educação em saúde chega onde mais precisa: na sala de aula, com orientações que impactam diretamente na qualidade de vida dessas crianças e suas famílias, assim como na eficiência do trabalho educacional proporcionando a inclusão.
Ao todo, o projeto Crer na inclusão capacitou 90 profissionais da Prefeitura de Goiânia no ano de 2022. Mais qualidade de vida, respeito e igualdade na educação.







