Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Gêmeas siamesas passam por procedimento de separação no Hecad


12 de janeiro de 2023



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) divulgou, na manhã desta quinta-feira (12/01), que as gêmeas Valentina e Heloá Prado dos Santos, de 3 anos, seguem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade, respirando por aparelhos e necessitando de medicamentos para o controle da pressão arterial. “A cirurgia das gêmeas siamesas Valentina e Heloá foi um sucesso”, afirmou o médico Zacharias Calil. Para ele, o quadro de saúde das crianças está dentro do esperado para o delicado pós-operatório.

A operação demorou mais de 15 horas, com separação do fígado, intestino, sistema urinário, bexiga e parte óssea, além da reconstrução da genitália, abdômen e pele. A cirurgia foi a primeira deste perfil no Hecad, que teve reuniões periódicas por 10 meses para planejar o procedimento. “É uma cirurgia muito complexa, com o corte da comunicação de sangue, pele e intestino, entre outros órgãos. Sempre podem acontecer intercorrências, contudo ocorreu tudo muito bem”, completou Calil.

Segundo o diretor técnico do hospital, André Resende, esta foi a primeira de muitas cirurgias de separação na unidade, inaugurada em janeiro de 2022. “Todas as equipes, assistenciais e de apoio, estavam empenhadas na previsão e provisão de insumos e equipamentos necessários para a cirurgia. A integração de todos os setores nesse processo foi fundamental para o êxito”, reforçou o diretor.

Waldirene Prado, mãe das gêmeas, foi acompanhada durante todo o procedimento pela equipe de psicologia do hospital e disse que seu sentimento é de alívio e gratidão. “Pra mim é um sonho realizado ver minhas bebês separadas. Meu sentimento é de muita gratidão ao Dr. Zacharias e sua equipe”, agradeceu.