O Serviço de Atendimento Domiciliar e Unidade de Cuidados Prolongados do HDS são destaque em Mesa Redonda
Implantados no final de 2021, os Serviços, de Atendimento Domiciliar e Unidade de Cuidados Prolongados do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), têm se tornado um divisor de águas na vida dos usuários dos serviços, ambos contam com equipes multiprofissionais e interdisciplinares que atuam a partir das necessidades de cada indivíduo.
Organizado pela equipe de Residência de Geriatria do Hospital de Urgência de Goiás (HUGO), o evento reuniu renomados profissionais para falar sobre os Cuidados de Transição, Desospitalização e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD). Representando o HDS, o supervisor do Serviço de Atendimento Domiciliar, Thiago Delano apresentou o case de sucesso do HDS, como a construção de uma unidade hospitalar de cuidado prolongado voltada para o atendimento de pacientes em preparação à alta hospitalar e em transição para o domicílio. Também relembrou que a unidade prepara o paciente para votar ao aconchego do lar com treinamentos, capacitações, provimento de insumos e equipamentos para que a transição do domicílio seja segura.
O profissional compartilhou as experiências da implantação do Serviço de Atenção Domiciliar, que atende em média 120 pacientes por mês nos seus domicílios e com a participação dos familiares. “O SAD presta cuidados em saúde, acompanha a adaptação do paciente e familiares no ambiente domiciliar diminuindo o tempo de hospitalizado e evitando que o paciente retorne ao hospital”.
Delano destacou também, a real crescente do modelo de assistência em saúde voltado em práticas substitutivas ao modelo hospitalar e compartilhou que "a desospitalização não é a alocação física do paciente, é um processo complexo de transição de cuidados".
E ressaltou a importância deste tipo de cuidado e os impactos da desospitalização para o Sistema Único de Saúde SUS; Gestão inteligente do SUS, inserção da família e cuidadores no processo de reabilitação dia pacientes, treinamento da família e dos cuidadores para alta hospitalar segura, conforto e humanização, além de melhor gestão dos recursos financeiros públicos.
“Fiquei muito lisonjeado pelo convite e aceitei de prontidão, pois além da minha admiração pelo serviço prestado pela equipe de Geriatria da SES, foi uma oportunidade de levar um pouco da nossa experiência para os colegas e contribuir com uma nova realidade para o SUS” enfatizou Thiago.