HDS realiza capacitação sobre Protocolo de Identificação do Paciente
Com o objetivo de fortalecer a cultura da qualidade e segurança do paciente, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) realizou, nos dias 1º e 2 de junho, a capacitação sobre Protocolo de Identificação do Paciente. O protocolo de identificação do paciente é um conjunto de medidas e procedimentos adotados no ambiente de saúde para garantir a correta identificação de cada paciente.
A gerente assistencial do HDS, Virgínia Augusta Pereira Lima explica que o protocolo de identificação segura do paciente está dentro das seis metas internacionais de segurança do paciente. “É a meta de segurança número 1. A identificação correta do paciente é um ato muito simples, mas que evita risco e dano para o paciente. No HDS trabalhamos com quatro descritores: nome do paciente, da mãe, o número do prontuário e a data de nascimento”. Virgínia reforça ainda que, quanto mais descritores a unidade tiver, maiores são as barreiras para prevenção de eventos adversos e danos voltados a Identificação do paciente.”
Durante o treinamento, foi exemplificado na prática, para os participantes, a metodologia de identificação existente no HDS em cada serviço. E ao final, foi realizado um Quiz interativo visando intensificar a absorção do conteúdo.
A supervisora do Serviço de Feridas Crônicas, Angelita Carvalho de Sá, afirma que a implantação do protocolo de identificação do paciente no Serviço de Feridas Crônicas será um diferencial. “Embora nossa realidade seja de pacientes crônicos, que comparecem mais de uma vez na semana, será uma forma de fortalecer laços que às vezes transpõem o profissional. Compreendemos que somos responsáveis pela segurança deles, assim os descritores necessários para conferência da identificação do paciente como nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número de prontuário serão verificados a cada atendimento”, conclui.
A supervisora do Serviço de Qualidade e Segurança do Paciente, Kassylla Ferreira dos Santos destaca que “ações voltadas para a segurança do paciente, são extremamente importantes e sustentam a realização de práticas seguras no cuidado à saúde, o que garante um atendimento de qualidade ao usuário do SUS”.