Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Junho Laranja: Hugol promove imersão sobre atendimento a pacientes queimados e faz um alerta à comunidade


7 de junho de 2023



O mês de junho é tradicionalmente marcado pelas festas juninas. Entre as danças e comidas típicas, as fogueiras e alimentos quentes compõem a lista de itens básicos da comemoração. Não por acaso, o mês também é marcado pelo Junho Laranja, em referência à prevenção de queimaduras.

Aproveitando o simbolismo da data, a Supervisão de Ensino e Pesquisa, do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), promoveu a Semana de Imersão Multidisciplinar no Atendimento ao Paciente Queimado.

O evento reuniu especialistas de diversas áreas da saúde para compartilhar o conhecimento aplicado no Centro de Referência em Assistência a Queimados do hospital, referência nacional no segmento.

A Supervisora de Ensino e Pesquisa do Hugol, Geovana Sôffa Rézio, destacou uma das motivações de promover um encontro como este na unidade. “O objetivo do evento é disseminar o conhecimento para os profissionais se capacitarem para prestarem um atendimento de excelência aos pacientes do Sistema Único de Saúde”, afirmou.

Tipos de queimadura e procedimentos em caso de acidentes

Segundo Fabiano Calixto Fortes de Arruda, Cirurgião Plástico, Supervisor Médico da Unidade de Queimados, o Hugol está preparado para tratar pacientes que necessitam de atendimentos com alto nível de complexibilidade, como vítimas de queimaduras de segundo e terceiro grau, situações em que a internação é necessária.

“Queimaduras de segundo grau, formam uma bolha e, frequentemente, são causadas por líquidos inflamáveis, como álcool ou gasolina, ou até mesmo líquidos quentes, como café, sopa e óleo. Queimaduras de terceiro grau, normalmente, atingem áreas maiores da pele, causam danos mais profundos que precisam de cuidados sofisticados, como os enxertos. Esses são alguns tipos de tratamentos que realizamos aqui Hugol”, destacou.

Os casos menos graves, como as queimaduras de primeiro grau, podem ser tratadas em unidades ambulatoriais ou em Unidades Básicas de Saúde (UBS). De toda forma, as vítimas devem ir primeiro a essas unidades para passarem por uma avaliação e, se for o caso, serão encaminhadas para o Hugol.