Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

HDS


HDS concede Certificado de Honra aos pacientes portadores de feridas Crônicas


21 de junho de 2023



Com intuito de valorizar o esforço e vitória dos pacientes portadores de feridas crônicas, na conclusão do tratamento, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) entrega o Certificado de Honra ao Mérito.

A Gerente Assistencial Virgínia Augusta Pereira Lima explica que o principal objetivo da iniciativa é humanizar a rotina, parabenizando os pacientes pelo sucesso e finalização de todo o tratamento. “Os pacientes do setor de feridas crônicas são por vezes portadores de feridas extensas e de difícil cicatrização, que exigem um logo e exaustivo período de cuidado dispensado a esta ferida. Por vezes, esses pacientes necessitam vir à unidade mais de uma vez na semana, para realização de curativos dolorosos que exigem muita disposição deles. Outra realidade é que grande parte são de municípios distantes e que dependem de outras pessoas para realização do translado. Diante de todas essas dificuldades, mesmo assim, a grande maioria consegue chegar ao final do tratamento, que chega a durar meses até o processo total de cicatrização”, diz.

Entregue a cada alta, no verso do certificado estão descritas, de forma personalizada, orientações de prevenção conforme a doença de origem. “A cicatrização da ferida depende tanto do tratamento executado, quanto dos cuidados do próprio paciente no que concerne, por exemplo, a alimentação adequada, hidratação, tratamento da doença base ou processos infecciosos. Por isso entendemos que o certificado de honra representa, além do engajamento da equipe no processo do cuidar, especialmente o compromisso do paciente com sua própria saúde durante meses ou anos, galgando a cicatrização da ferida até a reconquista total da sua autoestima e o retorno social”, ressalta a supervisora do serviço de feriadas crônicas, Angelita de Carvalho Sá.

Para o paciente Bento Barros dos Santos, o sentimento em receber o certificado é de gratidão. Após sete meses de tratamento, Bento recebeu alta e destacou o encanto pela equipe: “quero expressar minha profunda gratidão a todos os profissionais do Serviço de Feridas Crônicas. O trabalho incansável e atenção aos detalhes não passaram despercebidos. A equipe não apenas cuidou de minhas necessidades médicas, mas também demonstrou um cuidado genuíno em relação ao meu bem-estar físico e emocional. Suas palavras gentis e sorrisos calorosos fizeram uma diferença enorme no meu processo de cura”.