Tudo o que é novo é INOVAÇÃO?
Apesar da palavra inovação estar em alta, muitas pessoas não tem clareza de sua correta utilização. Não raro acontece de algo ser considerado inovador, mas, na verdade, ser apenas uma nova versão de algo, sem trazer nenhuma nova condição à sua funcionalidade ou modalidade.
Dentre as várias possibilidades de inovar, podemos observar aquelas que se referem, por exemplo, a inovações de produtos ou fontes de suprimentos ou, ainda, as que se referem a novos processos e métodos, ou até mesmo novos modelos de negócio ou novos mercados.
De forma sucinta, considera-se que inovação é a exploração de novas ideias de tal forma a trazer soluções simples para desafios maiores. Ou seja, para ser vista como uma inovação é preciso que a solução proposta seja a mais descomplicada possível e que se fundamente em um problema real. Essa é a combinação perfeita de ingredientes certos para prosperar!
O que valida se uma nova opção é, de fato, uma solução inovadora é o tempo. Se, por exemplo, a solução apresentada for complexa demais para o tamanho do problema, ela pode ser considerada ineficiente, pois será exigido um grande esforço para se resolver um problema que não gerará um impacto significativo.
Por outro lado, se a solução sugerida for bem simples, mas o desafio também for pequeno, ela será ineficaz devido à irrelevância da questão em cheque. Ademais, o desenvolvimento de uma solução complexa para um problema significativo desencadeará uma situação insustentável, pois as pessoas em geral não irão aderir a algo que exige tempo e esforço excessivo.
Resumindo, para que uma inovação seja caracterizada como tal, é necessário que ela melhore a vida das pessoas – ou pelo menos que ela tenha sido projetada de forma positiva, mesmo que depois as pessoas a utilizem para finalidades não tão nobres.
Obviamente, os benefícios da inovação não se limitam ao mundo corporativo. Para os países e regiões, as inovações também possibilitam o aumento do nível de emprego e renda. Assim, fica claro que a inovação tem a capacidade de agregar valor à sociedade.
Propostas inovadoras – incrementais ou radicais, colocam pessoas e organizações em posição de vantagem em relação às demais, uma vez que as melhorias trazem possibilidades para o desbravamento de novos negócios, o alcance de parcerias estratégicas, a geração de novos conhecimentos e o aumento não apenas de seus lucros, mas também da relevância de suas marcas.
Entender o conceito de inovação e praticá-lo não é tão simples quanto parece, pois, demanda investimentos de tempo, além de requerer dedicação e trabalho em equipe e, na maioria dos casos, certo montante de recursos financeiros. Entretanto, o que se pode perceber é que as instituições que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado esse caminho.
Rafaela Veronezi – Fisioterapeuta, doutora em Ciências Médicas, Gerente Corporativa de Ensino e Pesquisa da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde