Crer realiza ação de prevenção e promoção da saúde junto aos profissionais da higienização e vigilância do hospital
Dia D: cuidar de você foi conduzido pela Supervisão de Ensino e Pesquisa da instituição e atendeu mais de 100 profissionais
Profissionais das equipes de higienização e vigilância do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, participaram de uma ação com foco na prevenção e promoção da saúde. Conduzida pela Supervisão de Ensino e Pesquisa do hospital, o Dia D: cuidar de você foi realizado durante os dias 30 e 31 de agosto.
Ao todo, mais de 100 profissionais participaram da ação, que contou com a palestra Mudanças de Hábitos de Vida: Prevenção de Doenças Crônicas com foco na Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes, ministrada pelo educador físico e membro da Liga de Hipertensão da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Além da ação educativa, os profissionais também passaram por um momento de cuidar da saúde, com aferição da pressão arterial e da glicemia. A enfermeira e tutora de enfermagem do Crer, Vittória Braz de Oliveira Alves, explica que os tutores, preceptores e residentes realizaram um rastreio da saúde dos profissionais com foco na orientação e na adoção de bons hábitos de vida.
“Ações de prevenção e promoção da saúde são valiosas. Ficamos felizes com a ótima adesão a ação, onde rastreamos glicemia e pressão arterial, além de esclarecer dúvidas e orientar quais caminhos o profissional deve seguir quando há alterações dos valores. Promover a prevenção é a melhor ação de saúde”.
O vigilante Janailson dos Santos participou da ação e aprovou a oportunidade de participar do momento de promoção de saúde. “Essa foi a primeira vez que aferi minha pressão e fiz o teste de glicemia. Achei muito importante participar desse momento, onde recebi, inclusive, dicas para uma boa alimentação”.
A supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Fernanda Miranda, reforça que “a ação voltada às duas categorias de profissionais em específico teve como objetivo valorizar e incluir os mesmos nas ações de saúde desenvolvidas na instituição”.




