Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Campanha Outubro Rosa evidencia cuidados com a saúde da mulher no Hecad


27 de outubro de 2023



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou ao longo do mês de outubro diversas atividades para evidenciar a importância do cuidado com a saúde da mulher entre os diversos públicos da unidade, em alusão à Campanha Outubro Rosa. A programação incluiu entre outras iniciativas, palestra com a Liga da Mama da UFG, ações de sensibilização com colaboradores e profissionais terceirizados, disponibilização de informativos e entrega de mimos às mulheres que trabalham no hospital.

“É um mês em que o autocuidado precisa ser o destaque. Por isso, voltamos os nossos esforços para conscientizar os colaboradores sobre o câncer de mama, a importância do diagnóstico precoce para um tratamento efetivo e para a redução da mortalidade, assim como o passo a passo para o autoexame e as formas de acesso aos exames preventivos”, afirmou o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) do Hecad, Josué Junior.

Durante palestra realizada na unidade, o representante da Liga da Mama da UFG, Aron Ormond, ressaltou o processo de formação do câncer de mama, os principais fatores de risco e de proteção contra a doença, as formas de prevenção, os mitos e verdades sobre o câncer de mama e os sinais de manifestação da doença. “É preciso buscar ajuda médica quando a mulher apresenta vermelhidão e pele endurecida na região da mama, feridas que não cicatrizam e coceiras que não melhoram, nódulos, áreas estufadas ou covinhas na mama e saída de líquido no bico do peito”, afirmou o palestrante.

Além das ações para o público interno, o Hecad divulgou também release para o público externo sobre a necessidade de imunização contra HPV na infância. “Fizemos um alerta aos pais para lembrar que o cuidado com a saúde da mulher, tão evidenciado pelo Outubro Rosa, precisa começar ainda nos primeiros anos de vida”, disse o diretor técnico da unidade, André Resende. “O Papilomavírus Humano é responsável pelo câncer de colo do útero, o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres em Goiás, e em crianças a produção de anticorpos neutralizantes é significativamente maior que em adultos”, afirmou o profissional.