Agir é 1º lugar no Prêmio SOBRATT de Melhores Práticas de Teletrabalho
No dia 22/11, aconteceu a premiação de Melhores Práticas de Teletrabalho durante um evento idealizado pela SOBRATT – Sociedade Brasileira de Teletrabalho, em parceria com a Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB/SP.
O prêmio foi criado para prestigiar as empresas e organizações que implantaram ou têm implantado a modalidade teletrabalho/trabalho híbrido, de forma que traga, comprovadamente, benefícios para seus colaboradores, a sociedade, o meio ambiente e para a própria instituição, que integra a iniciativa ao planejamento estratégico e sustentabilidade do negócio das organizações.
O evento contou com uma Roda de Conversa sobre A Evolução do Teletrabalho, sendo abordados temas como: otimizar a produtividade, manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, lidar com questões tecnológicas e garantir a saúde mental e física no ambiente de teletrabalho, além das implicações legais, econômicas e sociais desta modalidade laboral.
A Agir inscreveu e detalhou a iniciativa de trabalho híbrido no corporativo da instituição, como uma das ações de bem-estar e qualidade de vida aos seus colaboradores, que garantiu uma vaga entre os finalistas e a premiação em 1º lugar na categoria Entidades do Terceiro Setor. O prêmio também contou com as categorias Empresas Privadas, Escritórios de Advocacia e Organizações Públicas.
De acordo com a diretora corporativa de Recursos Humanos, Ana Karolina Barros, “O reconhecimento que a Agir obteve pela SOBRATT é uma forma importante para demonstrar a consolidação do Projeto Agir 5.0. O teletrabalho é uma realidade e precisamos aprimorar sempre as práticas adotadas. Sabemos que ainda temos um longo caminho de aprendizado, mas entendemos também que o processo implantado na Agir está pautado nas melhores práticas de mercado.”, pontua.
A diretora de RH recebeu o troféu representando a Agir durante o evento que também teve como premiação um ano gratuito de associação para a instituição junto à SOBRATT.
Aline Nunes, coordenadora de Provimento de Pessoal na Agir, participou da implantação do teletrabalho na instituição e, para ela, a premiação representa a assertividade do modelo implantado e a evolução do formato de forma expressiva. “Lá em 2019, quando foi estruturado o projeto Agir 5.0, uma das bases para a construção do modelo na Agir foi a pesquisa realizada pela SOBRATT e a cartilha de teletrabalho da instituição, que serviu de inspiração e norte para a construção da nossa. A premiação e as pesquisas internas que o RH vem realizando, atestam que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar melhorando a cada dia.”, conta a coordenadora.
Para a Analista de Planejamento e Controle, Larissa Barbosa, que teve sua primeira experiência com o teletrabalho na Agir, existem vários benefícios nesta modalidade. “Sempre que eu ouvia sobre o teletrabalho eu tinha uma certa curiosidade de como funcionaria. Estou amando a experiência, temos todos os equipamentos necessários para a execução das demandas, as comunicações são rápidas e efetivas trazendo agilidade e resolução. Tenho maior qualidade de vida pois não preciso pegar trânsito todos os dias logo pela manhã e consigo me exercitar antes do trabalho gerando bem-estar.”
A premiação valida que a Agir está no caminho certo na construção de um ambiente cada vez melhor para se trabalhar e consolida o propósito da instituição de ser um excelente lugar para se trabalhar e o melhor lugar para Cuidar de Vidas.
Heyde Cunha é assistente financeiro no corporativo da Agir há 1 ano e 3 meses e pontua que “Trabalhar de casa tem me ajudado a conciliar melhor a minha vida, no geral. Em teletrabalho, é mais fácil de manter a alimentação saudável. Também tenho mais disposição para me exercitar, cuidar da família e estudar, porque não preciso gastar tempo com deslocamento. O planeta também agradece, porque quanto menos gente nos carros e ônibus, menos poluição. Para mim, está perfeito! Neste momento, acredito ser a melhor forma de se trabalhar!”
Agir 5.0
O projeto Agir 5.0 visa fomentar a cultura digital dentro da instituição, baseando-se na sociedade 5.0, que propõe um modelo de organização social ao aplicar o uso de tecnologias para a promoção do bem-estar das pessoas e atendimento de suas necessidades. A ideia é, portanto, prover soluções tecnológicas para a população a qualquer momento e em qualquer lugar.
Com esse objetivo, a instituição estruturou a modalidade de trabalho híbrido no corporativo da empresa proporcionando maior qualidade de vida ao colaborador, reduzindo o absenteísmo e promovendo mais atração e retenção de talentos. O projeto também proporciona a expansão geográfica, maior mobilidade, redução de custos e otimização do tempo dos profissionais.
Para garantir maior bem-estar aos colaboradores, também foram implantados e reforçados projetos como o Agir para Aprender, que promove capacitações e o desenvolvimento dos profissionais nos níveis técnicos e comportamentais. E o Dialoga +, um programa de saúde mental que busca oferecer qualidade de vida e bem-estar promovendo um espaço de escuta qualificada e terapêutica exclusiva aos profissionais da instituição.


