Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Valor para Saúde: Crer implanta ferramenta de Governança Clínica que potencializa gestão de risco e segurança da assistência


12 de agosto de 2021



Comprometido em aprimorar continuamente a assistência ofertada ao paciente, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, implantou o Safety Huddle nos Postos de Internação da unidade. A ferramenta é considerada um importante método de promoção da gestão de riscos e da segurança assistencial, além de fortalecer o trabalho e a comunicação em equipe.

Fruto do programa de projetos Valor para Saúde, projeto Jornada do Paciente Internado, a ferramenta consiste em encontros diários, com duração máxima de cinco minutos, entre a equipe multidisciplinar envolvida no atendimento ao paciente internado na instituição. Na ocasião, são discutidos riscos e pendências, de modo a antever e/ou identificar possíveis problemas relacionados à segurança e qualidade da assistência ofertada ao paciente.

“O Safety Huddle é o momento para a equipe multidisciplinar detectar e ao mesmo tempo solucionar pendências que podem impactar na qualidade da assistência e no giro de leito, proporcionando também interação entre as equipes. Desde a implantação da ferramenta notamos uma mudança de comportamento nos profissionais, que se mostram mais atentos aos riscos e comprometidos com as soluções dos mesmos”, ressaltou a enfermeira e líder da ferramenta no Crer, Ludmilla da Paixão Pacheco Honorato.

Outro ganho obtido com a implantação da ferramenta é a redução, em cerca de 50%, do tempo médio de permanência do paciente internado no Posto 3 da instituição. Em fevereiro o indicador registrou 12,2 dias de média, enquanto em julho deste ano, a média foi de 6,5 dias de internação na unidade de saúde.

“Reduzir com segurança o tempo de permanência do paciente no hospital é uma desafio com dois resultados principais: devolve a pessoa para o conforto e segurança dos seu lar, local mais apropriado para a recuperação da sua saúde, e aumenta a oferta de leitos e serviços para a população, contribuindo para minimizar a espera por serviços de saúde, que é um grande gargalo da rede pública de saúde”, ressaltou o diretor Técnico de Reabilitação do Crer, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa.

Ferramenta
Realizado de segunda a sexta-feira, o Safety Huddle acontece nos três postos de internação da instituição. Compõem o encontro os seguintes profissionais: médico, enfermeiro, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, psicólogo, farmacêutico, fonoaudiólogo, assistente social, técnico em enfermagem, técnico em farmácia, condutor, encarregado da hotelaria e profissional do Núcleo Interno de Regulação.

Norteados por um formulário orientador, disponível na Intranet, as reuniões de Safety Huddle potencializaram a visão sistêmica dos profissionais quanto ao gerenciamento de riscos. Segundo o encarregado de Hotelaria do Crer, Marcelo Augusto Alves de Oliveira, a comunicação efetiva entre as equipes cadencia o trabalho em prol da eficiência e qualidade do serviço prestado.

“O Safety Huddle contribui muito com o serviço de higienização, por exemplo, já que a partir da comunicação entre as equipes, conseguimos planejar estrategicamente o trabalho de limpeza terminal dos leitos, otimizando assim a admissão de um novo paciente que aguarda para ser internado”.

Dentre os assuntos discutidos durante os encontros está a previsão de alta do paciente, Projeto Terapêutico Singular (PTS), pendência de laudo de exames e abertura de protocolo de SEPSE.

A implantação do Safety Huddle teve como piloto o Posto 3 de internação, estendendo-se, gradativamente, aos Postos 1 e 2 da unidade.