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Hecad realiza roda de conversa sobre acolhimento a crianças autistas


22 de fevereiro de 2024



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta quinta-feira (22) roda de conversa com profissionais da unidade sobre o acolhimento a pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “É uma iniciativa que busca promover a inclusão, acolhimento e atendimento adequado a crianças com TEA, desde o momento em que ela chega ao hospital. Então nós envolvemos diversas equipes, desde a segurança, recepcionistas, enfermeiros, médicos, nutricionistas, para que todos pudessem conhecer melhor as necessidades desses pacientes”, explicou a supervisora de experiência do paciente do Hecad, Camila Paiva.

O encontro integra série de ações promovidas pelo Projeto Encantar, que busca aperfeiçoar fluxos e processos para tornar mais positiva a experiência dos usuários da unidade. Durante a roda, que contou com a presença de psicopedagogas e pediatras especialistas em desenvolvimento atípico, foram ressaltadas as diversas características e formas de manifestação do TEA, orientações e cuidados especiais com as crianças autistas durante a assistência em saúde e experiências e boas práticas que facilitam e ampliam a qualidade do atendimento aos pacientes no espectro.

“Eu gostaria de parabenizar o Hecad por essa iniciativa, porque nós sabemos que a demanda por acolhimento adequado a crianças com TEA tem crescido muito e a partir da discussão fecunda que tivemos aqui, nascerão mudanças realmente oportunas e significativas na dinâmica do hospital”, contou a psicopedagoga Sheila Veríssimo, uma das especialistas convidadas para conduzir a roda de conversa.

Para a gerente médica do Hecad, Ingrid Araújo, o encontro lança bases para que o hospital avance ainda mais na oferta de atendimento humanizado. “Eu sou mãe de uma criança atípica e conforta muito o meu coração ver que uma unidade do SUS se preocupa com o acolhimento e atendimento digno a crianças no espectro”, disse a profissional. “É um debate que precisa ser feito e que nos permite ir além na humanização dos nossos serviços e na capacitação adequada do nosso pessoal”, disse.