Encontro dos Gestores do Estado de Goiás destaca a importância da Economicidade na Área Hospitalar
Na manhã de hoje, 29 de fevereiro, a sede da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG) foi palco do Encontro dos Gestores do Estado de Goiás, que fomentou discussões cruciais sobre a gestão hospitalar sob a perspectiva da economicidade. Para falar sobre o assunto, foram convidados o superintendente executivo da AGIR, Lucas Paula da Silva, que abordou o "Fee for Service"; e o médico Matheus Simões, que tratou do "Novo Modelo de Contratação Pessoal". O evento também contou com a participação de nomes importantes da saúde, bem como de gestores da Agir e unidades.
Em sua palestra, Dr. Matheus Simões trouxe reflexões sobre o "Novo modelo de contratação de pessoal", destacando a importância da economicidade na saúde e a necessidade de um novo modelo de contratação que priorize a qualidade do atendimento à comunidade, visando à economia de recursos financeiros.
Por sua vez, Lucas Paula citou sobre o tema "Fee for Service", que significa taxa por serviço, e se trata de um modelo que permite a identificação exata do custo de cada usuário / serviço prestado. Assim, na área da saúde tal assunto tem impacto significativo, tanto na entrega dos serviços quanto na qualidade da assistência prestada. Além disso, o palestrante enfatizou o papel do capital humano na obtenção de resultados de excelência, destacando a importância do treinamento e capacitação dos colaboradores, e salientou que funcionários que vivenciam a cultura de um ambiente acolhedor e humano desempenham suas funções com mais vontade, o que possibilita entregas maiores, refletindo assim, um serviço mais humanizado e com máxima satisfação do usuário da rede pública de saúde.
O superintendente ainda ponderou o papel das tecnologias na otimização dos processos hospitalares, apresentando cases de sucesso da Agir, tais como o SIGEPI e o Boletim eletrônico do paciente.
O SIGEPI é sistema inovador que facilita o processo de solicitação, dispensação, gerenciamento e controle de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), ao dispensar o uso de fichas impressas e evitar filas para solicitação e retirada desses itens. Por ser um processo 100% digital, a ferramenta promove um uso mais consciente dos equipamentos.
Já o Boletim eletrônico do paciente humaniza ainda mais o atendimento prestado à família do paciente, que agora pode acessar as informações sobre seu estado de saúde de forma remota. A ferramenta visa facilitar o acesso às informações, possibilitando a consulta do quadro clínico de pacientes de forma prática e diária.
Lucas frisou sobre a importância da qualificação contínua dos colaboradores, no formato de um aprendizado perene, e de uma gestão sólida capaz de espelhar e inspirar os liderados quanto à importância dos seus papéis para cuidar de vidas.
Para encerrar o evento, Viviã agradeceu a participação de todos, informando que em breve será divulgado o próximo encontro. A AHEG é uma entidade de representação associativa, constituída para fins de definições e orientações de políticas e padrões hospitalares de seus associados.


