4ª Imersão em Controladoria Hospitalar debate desafios e soluções na gestão financeira da saúde pública
Profissionais da saúde e especialistas reuniram-se hoje, 22 de março, no auditório do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação - Crer, em Goiânia, para a 4ª Imersão em Controladoria Hospitalar, realizada em parceria com a Associação Voluntários da Saúde, que atua a nível nacional e internacional, com o propósito de oferecer assessoria e conhecimento a instituições públicas e privadas que atendam o Sistema Único de Saúde - SUS.
O evento teve como objetivo discutir os desafios e soluções na gestão financeira da saúde pública, promovendo o debate e a troca de experiências entre os participantes. A controladoria hospitalar desempenha um papel fundamental na garantia da eficiência e transparência na gestão dos recursos públicos destinados à saúde.
"Essa imersão, que está em sua quarta edição, tem o objetivo de trazer conhecimento sobre gestão financeira, controladoria, faturamento, gestão de custos, para gestores e líderes de hospitais públicos e privados que atendam o SUS e é um dia de muitas trocas que visam somar nas práticas hospitalares", disse George Silva, integrante do grupo de trabalho financeiro da Associação Voluntários da Saúde.
Durante a imersão, os participantes assistiram a palestras e debates com renomados especialistas do setor, como Dante Garcia de Paula, Superintendente de Gestão e Planejamento da Agir, e Dr. Guillermo Sócrates, Superintendente Técnico Assistencial na Agir, que compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre o tema.
Para Dante Garcia, líder e especialista em gestão e planejamento na saúde, a controladoria hospitalar é essencial para a sustentabilidade das instituições de saúde. "Enquanto profissionais da saúde, temos a responsabilidade de compreender o tamanho do sistema de saúde. É preciso ter uma visão estratégica e integrada da gestão hospitalar, considerando não apenas os aspectos financeiros, mas também os aspectos clínicos e operacionais", afirmou.
Dr. Guillermo, médico e líder em gestão assistencial, destacou a importância da capacitação dos profissionais da área para enfrentar os desafios da controladoria hospitalar. "Muitas pessoas ainda confundem custo, gasto, investimento, operação e sustentabilidade, e fazer tudo isso em um ambiente hospitalar é, de fato, um desafio", disse, frisando a importância de se investir na formação e qualificação dos gestores de saúde, para que possam desenvolver e implementar estratégias eficientes de gestão financeira. Ao decorrer do evento, os participantes destacaram a importância de iniciativas como essa para a melhoria da gestão hospitalar no país e puderam tirar dúvidas e somar no debate com falas sobre suas vivências.

