Crer realiza mesa redonda sobre transição do cuidado e registro seguro no prontuário
O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), realizou no dia 26/04, mesa redonda com o tema: “Transição do cuidado e registro seguro no prontuário”, como parte da IV Semana Agir pela Segurança do Paciente. O evento tem como objetivo fortalecer a promoção dos protocolos de segurança assistencial do núcleo de qualidade e segurança do paciente da unidade de saúde do Governo de Goiás.
A transição de cuidados é um conjunto de ações planejadas para garantir a coordenação segura e a continuidade do cuidado quando pacientes passam por uma mudança em sua situação de saúde ou precisam ser transferidos de uma localização a outra no mesmo serviço, ou mesmo entre diferentes níveis do cuidado à saúde.
Segundo a analista de qualidade do Crer, Dally Morais Sousa Barros, “a transição do cuidado e registro em prontuário é um dos maiores desafios na assistência. Dados da Joint Commission (2012) demonstra que problemas de comunicação são as causas de 70% de falhas na assistência. Diante disso, vemos a importância de promover discussões sobre o tema para fortalecer esse entendimento e promover uma cultura de segurança do paciente.
Para o diretor técnico assistencial do Crer, Ciro Bruno Silveira Costa, “a transição efetiva do cuidado e o registro seguro no prontuário possibilitam uma assistência contínua, segura e individualizada, e que pode melhorar de maneira significativa os desfechos em saúde. Promover esse alinhamento entre os profissionais da equipe assistencial e multiprofissional é primordial no cumprimento da missão de cuidar de vidas”.
O momento contou com a participação da supervisora de enfermagem - internação do Crer, Karla Pereira Candido; da enfermeira de gestão de comissões do Hugol, Dominique Barbosa Pires de Godoy Almeida; da analista de qualidade do Hecad, Gabriela Braga Martins, do supervisor de atenção domiciliar do HDS, Thiago Delano Alves Rodrigues; e da analista de qualidade do Crer, Dally Morais Sousa Barros, como moderadora; e colaboradores da unidade.