Reconhecimento: Crer realiza terceira edição da premiação de Boas Práticas em Higiene das Mãos
As práticas assistenciais seguras e a satisfação dos usuários e colaboradores no cuidado oferecido são prioridades do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Na última sexta-feira, 17 de maio, a unidade promoveu a terceira edição da premiação de Boas Práticas em Higiene das Mãos, que contou com a presença de 62 colaboradores.
Durante o evento, o Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do hospital certificou a equipe da Unidade de Terapia Intensiva do Crer por alcançar mais de 80% de adesão às boas práticas de higiene das mãos.
Para a supervisora da UTI do Crer, Ludmila Gomes, foi gratificante poder representar a equipe do setor durante a premiação. “Estou muito feliz em ver que nossas ações têm produzido efeitos positivos, tanto no cuidado centrado aos pacientes quanto no cumprimento das metas de segurança e na adesão às boas práticas. Sabemos que a higiene das mãos é essencial para garantir um cuidado seguro aos nossos pacientes. A equipe da UTI não poupa esforços para alcançar bons resultados”, afirma.
A premiação contou com a presença do diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, que entregou o certificado e agradeceu aos profissionais pelo comprometimento na realização do cuidado seguro na unidade. O diretor destacou a importância dessa conquista para a segurança dos pacientes e para a melhoria contínua dos serviços prestados, ressaltando que a dedicação da equipe é fundamental para manter os elevados padrões de qualidade da instituição.
“Esta premiação é um compromisso com o nosso propósito institucional de cuidar de vidas. É um ato de atenção, respeito e amor ao próximo. Ao higienizar as mãos, estamos protegendo a vida dos nossos pacientes garantindo um cuidado mais seguro”, explica o diretor.
Ao final do evento a coordenadora médica do SCIRAS, Lísia Tomich explicou mais sobre a prevenção de infecções e apresentou os indicadores da unidade, logo após a enfermeira Tatiane Lemes, falou sobre a importância do projeto Saúde em Nossas Mãos, realizado de forma colaborativa pelo Proadi-SUS, cujo objetivo é reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde em UTIs utilizando modelos de melhorias assistenciais.
Conscientização para pacientes sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos
No dia 5 de maio foi celebrado o Dia Mundial de Higienização das Mãos, e o Crer realizou no dia 3 de maio, ação de conscientização sobre o tema voltada para pacientes pediátricos da unidade. O momento contou com orientações práticas do setor responsável pelo controle de infecções na unidade, Sciras.
Definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Dia Mundial de Higienização das Mãos busca reduzir a incidência de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e é como um ‘lembrete’ necessário para o reforço de práticas seguras. No ambiente hospitalar, há cinco ocasiões recomendadas pela OMS para a higienização das mãos: antes de tocar o paciente; antes de realizar qualquer técnica asséptica neste; após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções; após tocar o paciente e após tocar superfícies próximas a este.