Hugol realiza evento de combate à violência contra grupos vulneráveis
Na última quinta-feira, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) do Hugol promoveu um evento para a conscientização e combate à violência contra grupos vulneráveis, a fim de tornar o acolhimento dessas vítimas cada vez mais adequado e humanizado no hospital. Para apoiar nesse propósito, foram convidadas representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA).
Durante o evento, as palestrantes apresentaram dados sobre a violência no estado de Goiás e destacaram os marcos legais que embasam as medidas de proteção, incluindo o Estatuto da Criança e do Adolescente, do Idoso e a Lei Maria da Penha.
É essencial que profissionais de saúde estejam aptos a identificarem características que configurem uma possível violência, para que a notificação aconteça com celeridade, principalmente em uma unidade de saúde com o perfil de urgência e emergência, como o Hugol.
Para subsidiar a avaliação dos possíveis casos de violência, a sensibilização dos profissionais de saúde contou com a exemplificação dos casos mais comuns, como violência sexual, negligência, física, patrimonial, tortura, intervenção legal, tráfico de pessoas, trabalho escravo e infantil.
A notificação é um elemento chave na atenção integral às pessoas em situação de violência. É através dela que conseguimos adotar as medidas de prevenção e de controle para garantir a proteção necessária a esse grupo de vulnerável, afirmou LEA CRISTINA, Presidente do NVEH.
O evento faz parte das estratégias de atuação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e reforçou o compromisso do Hugol com a proteção e cuidado das pessoas em situação de vulnerabilidade, destacando a importância da atuação conjunta de todos os profissionais de saúde na identificação e combate à violência.


