Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Simpósio discute reabilitação de fissuras labiopalatinas no Hecad


25 de junho de 2024



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realizou nesta segunda-feira (24) o I Simpósio Cerfis que debateu a linha de cuidado para reabilitação de fissuras labiopalatinas - aberturas (fendas) no lábio e/ou no céu da boca. As fendas labiopalatinas são a má formação congênita de face mais comum, atingindo um a cada 650 bebês nascidos.

“O simpósio buscou apresentar os serviços do nosso Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), detalhar as formas de acesso à linha de cuidado e oferecer conhecimento científico e informações seguras sobre as etapas do acolhimento e reabilitação dos pacientes”, disse o supervisor do Cerfis, Leonardo Andrade.

A programação do evento contou com palestras e workshops de cirurgiões plásticos, cirurgiões bucomaxilofaciais, odontólogos, fonoaudiólogos, entre outros profissionais que atuam no tratamento multidisciplinar de pacientes fissurados. “Nós trouxemos desde trechos da embriologia, que explicam a formação das fissuras, tipos e classificações das fissuras na cirurgia plástica, até tempos cirúrgicos, técnicas e etapas dos procedimentos cirúrgicos para reabilitação estética e principalmente funcional do paciente”, contou a cirurgiã plástica Shirley Perillo, uma das palestrantes do evento.  

O I Simpósio Cerfis reuniu universitários, profissionais da rede de saúde e comunidade para ampliar a visibilidade sobre as fissuras labiopalatinas e capacitar os membros dos serviços de saúde para assegurar o acesso das crianças ao tratamento oferecido pelo Cerfis. “Sou fonoaudióloga e vim ao Hecad hoje porque o conhecimento sobre fissuras labiopalatinas, apesar de muito necessário a todos nós profissionais de saúde pública, ainda é muito restrito. Então cabe a nós buscar esse aperfeiçoamento para receber, saber encaminhar adequadamente e oferecer a melhor terapêutica aos nossos pacientes”, afirmou Heldenisa Peixoto.

“O Cerfis é um serviço que orgulha à Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a iniciativa de um evento para orientar a rede e a população sobre o trabalho que é feito aqui é excepcional. Nós enviamos convites a todos os municípios e fizemos questão de participar”, afirmou a coordenadora de saúde bucal da SES, Maria de Fátima Nunes.



WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.06.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.06 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.08.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.08 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.10.jpeg
WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.10 (1).jpeg
WhatsApp Image 2024-06-24 at 09.27.11.jpeg