Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Ensino Agir


Webinar do Ensino Agir destaca a saúde suplementar e os impactos no Sistema Único de Saúde


8 de julho de 2024



Nesta segunda-feira (08/07), o Ensino Agir promoveu um webinar sobre o panorama da saúde suplementar no Brasil e seu impacto no Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de Thiago Camargo, Gerente de Novos Projetos da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). 

Camargo iniciou o evento explicando que a saúde suplementar compreende um conjunto de serviços privados oferecidos por planos de saúde, empresas, associações ou sindicatos, destacando a importância da Lei nº 9.961 e o papel crucial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) na fiscalização e normatização dessas atividades. 

Ele também ressaltou o impacto da saúde suplementar na sociedade brasileira, que hoje atende, aproximadamente, 25% da população e ajuda a aliviar a carga sobre o SUS. No entanto, ele também apontou que o setor enfrenta dificuldades. "A saúde suplementar enfrenta o desafio da sustentabilidade", afirmou. Entre as principais dificuldades estão o envelhecimento da população, o aumento dos custos, a sustentabilidade financeira e os modelos de remuneração, que foram discutidos durante o webinar.  

O palestrante também explicou que os custos associados ao atendimento de pessoas mais idosas são consideravelmente superiores aos de pessoas mais jovens. "É muito mais caro contratar um plano de saúde para uma pessoa acima de sessenta anos", enfatizou. Essa realidade reflete os desafios que as instituições de saúde enfrentam para garantir a viabilidade da saúde suplementar. 

O Gerente também explicou que atualmente as operadoras estão relutantes em vender planos individuais devido as travas de reajustes, o que, segundo Camargo, tem provocado uma mudança no comportamento dos clientes. "As pessoas têm aberto empresas e contratado planos de saúde coletivo", esclareceu. 

Além de proporcionar um panorama abrangente sobre a saúde suplementar no Brasil e seu impacto no SUS, o webinar foi um momento para todos os participantes compreenderem a complexidade e os desafios enfrentados pelo setor. Para aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, o Ensino Agir oferece cursos para quem deseja se especializar em gestão em saúde.