Hugol promove oficina de Gestão por Processo
Na ultima quarta-feira (17) o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) realizou uma importante capacitação voltada para todos os gestores do hospital, sob a coordenação da Gerência de Qualidade. O evento, ocorrido no auditório do Hugol, teve como objetivo principal o reforço dos conceitos e da aplicação prática da ferramenta de qualidade SIPOC (Supplier, Input, Process, Output, Customer).
A excelência no atendimento aos pacientes passa por uma gestão eficaz dos processos e pela disciplina diária no cumprimento dos procedimentos. Nesse contexto, as lideranças hospitalares desempenham um papel crucial na supervisão e no gerenciamento das atividades realizadas. A clareza sobre "o que" e "como" cada departamento do hospital está operando, proporcionada pelo mapeamento de processos através do SIPOC, é essencial para entregar o melhor cuidado possível aos pacientes.
Durante o evento, os gestores tiveram a oportunidade de revisar suas SIPOCs, permitindo uma reflexão profunda sobre o propósito de cuidar de vidas. A revisão dos processos auxilia na orientação e instrução das equipes para o que é realmente importante, resultando em serviços mais eficientes, com maior qualidade e menor custo.
Gabriela Martins dos Santos Medeiros, Gerente de Qualidade do Hugol, destacou a importância da ferramenta SIPOC na gestão hospitalar: "A Agir tem como competência base a gestão em saúde, e nesse contexto, a SIPOC para nós não é só um documento, mas é uma forma de pensar e de agir de forma organizada e clara para utilizarmos de forma sustentável os recursos do sistema único de saúde. Entender a fundo o que fazemos nos permite monitoramento adequado e constante, e isso nos possibilita aperfeiçoar continuamente o cuidado prestado aos pacientes e familiares."
A oficina de gestão por processos reforça o compromisso do Hugol com a melhoria contínua e a qualidade no atendimento, assegurando que os recursos do Sistema Único de Saúde (SUS) sejam utilizados de maneira eficiente e sustentável, beneficiando tanto pacientes quanto familiares.
Essa capacitação também faz parte da preparação para a Auditoria de Recertificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), prevista para o início do próximo ano. Nos próximos meses, o setor de qualidade promoverá diversas oficinas voltadas ao aprimoramento e à organização dos processos da unidade, garantindo que o hospital esteja preparado para a avaliação e continue a ser um modelo de excelência em saúde.