Serviço de Atendimento Domiciliar do HDS é finalista no Congresso Mundial dos Hospitais
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) conquistou destaque internacional, com o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), que será apresentado como finalista no Congresso Mundial dos Hospitais, em setembro, no Rio de Janeiro (IHFRio). Criado em 2021, o SAD integra o programa Saúde no Lar, que leva assistência de saúde multiprofissional até as casas de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), como modalidade de atenção substitutiva ou complementar.
O Saúde no Lar promove a desospitalização e a reospitalização com uma abordagem humanizada e resolutiva no conforto dos lares dos pacientes. É também uma resposta às crescentes necessidades de um atendimento mais próximo e personalizado, especialmente para idosos e pacientes com doenças crônicas, que necessitam de cuidados contínuos. É o caso de Cleuza Batista dos Santos Silva, de 69 anos, que faz questão de externar o sentimento de gratidão pelo atendimento em casa. “É muito gratificante. Tenho dificuldade de locomoção devido às sequelas da hanseníase, descoberta aos 11 anos. Significa muito para mim. Se não fosse isso, não conseguiria seguir com meu tratamento”, diz.
Desde sua implantação, o SAD realizou 21. 907 atendimentos, majoritariamente para idosos, portadores de doenças crônicas e com incapacitantes físicos e motores. Esse paciente exige vigilância contínua para que a desospitalização seja efetiva e os leitos hospitalares continuem sendo utilizados com maior eficiência.
O Congresso Mundial dos Hospitais é reconhecido por ser um fórum único, conectando líderes e tomadores de decisão de hospitais e organizações de saúde de todo o mundo. O evento proporciona uma plataforma para o compartilhamento de conhecimentos sobre liderança contemporânea, modelos clínicos, inovações em operações hospitalares e sustentabilidade. O objetivo é garantir que hospitais e sistemas de saúde estejam preparados para enfrentar os desafios futuros com novas soluções.
O "Saúde no Lar" destaca-se por sua abordagem humanizada e resolutiva, proporcionando aos pacientes um tratamento de qualidade no conforto de seus lares. A iniciativa é uma resposta às crescentes necessidades de um atendimento mais próximo e personalizado, especialmente para idosos e pacientes com doenças crônicas que necessitam de cuidados contínuos.
Para a Diretora-geral da unidade de saúde, Mônica Ribeiro Costa, ser finalista no Congresso Mundial dos Hospitais é um reconhecimento do esforço e da inovação do HDS. “O evento oferece uma oportunidade valiosa para o hospital compartilhar suas práticas de sucesso e aprender com outras instituições de saúde de renome mundial. Este reconhecimento reforça o compromisso da instituição em proporcionar cuidados de saúde colocando o ser humano sempre em primeiro lugar”.
A gestora reforça ainda que a participação do HDS no Congresso Mundial dos Hospitais não só destaca o sucesso do "Saúde no Lar", mas também coloca a instituição em um patamar elevado de excelência e inovação em saúde. “O serviço domiciliar do HDS representa uma nova era de cuidados de saúde, onde o foco é a humanização e a resolução das necessidades dos pacientes de maneira eficaz e compassiva”, pontua.
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta continua a ser um exemplo de como os serviços de saúde podem evoluir para melhor atender suas comunidades, fazendo gestão humanizada que impacta na vida do usuário e com reflexos eficientes no Sistema Público de Saúde Com a participação no Congresso Mundial dos Hospitais, a instituição não apenas celebra suas conquistas, mas também inspira outros a seguir o caminho da inovação e excelência em cuidados de saúde.
“Eu fico imensamente feliz em poder ver uma estratégia tão impactante para o SUS como o SAD sendo reconhecida mundialmente. Estar entre os finalistas de uma premiação tão importante é uma honra e só reforça o quanto estamos empenhados com a qualidade do serviço prestado e com a utilização de estratégias para eficiência que veem sendo utilizadas pelas maiores unidades hospitalares do mundo. Eu agradeço imensamente pela oportunidade de conduzir o SAD desde a sua implementação e por ter comigo uma equipe de excelentes profissionais” ressaltou o supervisor do serviço, Thiago Dellano.