Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer é destaque com quatro trabalhos selecionados para o Congresso Mundial dos Hospitais


21 de agosto de 2024



Quatro pesquisas científicas da instituição foram selecionadas para apresentação na 47ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, no Rio de Janeiro

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, comemora um marco importante em sua trajetória de inovação e excelência em cuidados de saúde. Quatro trabalhos científicos da instituição foram selecionados para apresentação na 47ª edição do Congresso Mundial de Hospitais, que será realizado de 10 a 12 de setembro de 2024, no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela International Hospital Federation (IHF), terá a Federação Brasileira de Hospitais como anfitriã.

Essas pesquisas abrangem diversas áreas e refletem o compromisso da equipe multidisciplinar do Crer em promover avanços significativos na saúde. Para Graziele Lopes Teles, supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, a participação dos profissionais vai além do desenvolvimento contínuo; é uma confirmação de que o hospital está no caminho certo ao integrar ensino, pesquisa e prática no dia a dia.

"Esses estudos não apenas reforçam nossa reputação como instituição de referência em ensino e pesquisa, mas também contribuem para a melhoria contínua dos cuidados oferecidos em todas as áreas em que atuamos. Estamos extremamente orgulhosos dos trabalhos selecionados para o 47º World Hospital Congress (Congresso Mundial de Hospitais) de 2024. Cada uma dessas pesquisas reflete o compromisso do CRER com a inovação e a excelência no cuidado aos pacientes, além de destacar a dedicação exemplar de nossos profissionais em avançar o conhecimento em saúde e de posicionar a saúde pública do Estado de Goiás em um cenário internacional de destaque”, afirma Graziele.

Os trabalhos selecionados destacam o Crer como uma referência em saúde, tanto no cenário nacional quanto internacional, e refletem o compromisso contínuo da instituição com a excelência e a inovação em seus serviços.

Conheça os trabalhos selecionados:

 

Elegibilidade de Pacientes para Gestão Clínica na Residência de Enfermagem

Autora: Helena dos Santos Castro Gomes, Preceptora de Enfermagem do Crer


O estudo analisa o papel do Sistema Único de Saúde na formação de profissionais e na integração de ensino e pesquisa. Avaliando os critérios de elegibilidade de pacientes para manejo clínico durante a residência em enfermagem em Goiânia no segundo semestre de 2023. Foca em condições como Lesão Encefálica Adquirida e Lesão Medular, permitindo aos residentes aprimorarem suas competências em gestão, atenção integral e educação em saúde.

 

 

Avaliação do Letramento em Saúde em Pacientes Hospitalizados: Revisão de Instrumentos

Autor: Hernani Camilo Valinote, Tutor de Fisioterapia do Crer.


A pesquisa oferece uma análise das ferramentas utilizadas para medir o letramento em saúde. Ao revisar os principais instrumentos, o estudo identifica práticas e metodologias que melhoram a comunicação e a tomada de decisões no ambiente hospitalar, reforçando a importância de informações claras e compreensíveis para melhorar os cuidados e os resultados clínicos.

 

O Uso da Metodologia Ativa no Programa de Residência Multiprofissional

Autor: Victor Augusto de Castro, Preceptor de Enfermagem do Crer.


Desenvolvido em 2023, durante o rodízio de residência em enfermagem na Reabilitação, o estudo utilizou gamificação, em formato de quiz, para reforçar temas teórico-assistenciais. Também foi criado um Escape Room chamado "Mansão das Gerações", que aborda o conhecimento específico das gerações, de Baby Boomers a Alpha.

Acesse os games:

Lanche da Reabilitação

Mansão das Gerações

 

Melhorando a Adesão à Higiene das Mãos: Um Fator-Chave na Redução da Densidade de Incidência de Infecções em uma UTI

Autora: Tatiane Barbosa Mendes de Freitas Lemes, Enfermeira do serviço de controle de infecção relacionada a assistência à saúde do Crer.


Este estudo avalia o impacto da adesão à higiene das mãos na redução de infecções em uma UTI após a implementação de estratégias com base na metodologia PROADI. As intervenções incluíram treinamentos práticos, maior acessibilidade a dispensadores de álcool e o uso de tecnologia glogerm. Como resultado, a adesão à higiene das mãos aumentou 27%, com uma redução de 92% na incidência de PAV e quase erradicação da ITU.