HDS realiza treinamento sobre Medidas Preventivas de infecção do trato Urinário
Nos dias 22 e 23 de agosto, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) promoveu, treinamentos focados em medidas preventivas contra infecções do trato urinário. A ação foi coordenada pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS), com o objetivo de conscientizar profissionais da equipe médica e de enfermagem da unidade.
As infecções do trato urinário - ITU são causas prevalentes das IRAS (Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde) de grande potencial preventivo, visto que a maioria está relacionada à cateterização vesical. “O treinamento buscou conscientizar as equipes sobre a importância da adesão correta às práticas recomendadas, especialmente considerando que 16-25% dos pacientes hospitalizados passam por algum tipo de cateterização vesical durante a internação”, explica a enfermeira Gracielle Mara Silva Godoy.
A metodologia utilizada foi a “Roda a Roda”, uma dinâmica de perguntas e respostas utilizando uma roleta, incentivando a interação e participação ativa dos profissionais. A iniciativa proporcionou um ambiente de aprendizado descontraído, onde os participantes puderam se divertir enquanto reforçavam seus conhecimentos sobre prevenção de ITUs.
O treinamento contou com uma significativa participação das equipes assistenciais tanto do turno diurno quanto do noturno da UCP/RA, demonstrando o comprometimento dos profissionais em aprimorar os cuidados prestados, reduzindo assim a incidência de infecções futuras de forma a melhorar a qualidade de vida e a segurança dos pacientes.


