Crer participa da 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde para ouvidorias do SUS
O evento proporcionou um espaço para discutir os desafios enfrentados e as estratégias necessárias para garantir uma ouvidoria eficiente
O evento proporcionou um espaço para discutir os desafios enfrentados e as estratégias necessárias para garantir uma ouvidoria eficiente. O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), esteve presente nos dias 10 e 11 de setembro na 1ª Oficina de Educação Permanente em Saúde voltada para as ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS), as discussões ocorreram baseadas em processos educativos participativos com objetivo de aprimorar os processos de trabalho.
A participação do Crer foi fruto do uso frequente e eficaz da plataforma OuvidorSUS 3, desenvolvida pelo Ministério da Saúde, para o cadastramento e acompanhamento de demandas da população. Entre 103 ouvidorias ativas no Estado, 18 foram convidadas para o evento, e o Crer foi uma delas, destacando-se como referência no uso da ferramenta.
O evento teve como objetivo iniciar o processo de criação de capacitações contínuas para os ouvidores, proporcionando um espaço para discutir os desafios enfrentados e desenvolver estratégias que garantam uma ouvidoria eficiente, segura e comprometida com a qualidade. Durante as palestras e discussões, foi enfatizada a importância da confidencialidade no tratamento das informações fornecidas pelos cidadãos, assegurando a confiança e a segurança dos dados, sendo a voz do usuário dentro da instituição.
A ouvidora do Crer, Vilma Aparecida Domingos Bittencourt, participou da oficina e destacou o papel essencial da ouvidoria como um canal de comunicação democrática entre a instituição e os cidadãos. “O Crer tem o compromisso com a transparência, com o respeito aos direitos do usuário e o aperfeiçoamento dos serviços prestados, além de garantir um canal de comunicação cada vez mais segura e acessível. A participação dos usuários é de extrema importância para a melhoria dos serviços prestados e reconhecimento aos colaboradores. afirmou Vilma.
A oficina, que reuniu ouvidorias de toda a região Centro-Oeste, proporcionou um ambiente propício para a troca de experiências e o desenvolvimento de estratégias que visam a melhoria contínua no atendimento ao cidadão para criar capacitações para os ouvidores e equipes.