Procedimento cardiopediátrico inovador é realizado pela primeira vez no Hugol, em parceria com equipe do HMAP
No dia 6 de setembro, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), realizou um procedimento cardiopediátrico inovador, em parceria com o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP). Foi realizada pela primeira vez na unidade um procedimento chamado linfangiografia, para tratar um caso de quadro de acúmulo de líquido na cavidade torácica.
Segundo a cirurgiã Cardiopediátrica do Hugol, Ana Luiza Teófilo, a linfangiografia é um procedimento inovador que traz bons resultados para o paciente. “Realizamos um procedimento inovador que consiste na avaliação por radiologia dos vasos linfáticos e na possível identificação do local do vazamento e da obstrução deste vazamento. Esta é a melhor alternativa que temos para essa morbidade,” explicou.
Por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, a linfangiografia foi realizado na Hemodinâmica do Hugol e contou com a participação de médicos especialistas em radiologia intervencionista do HMAP. O médico radiologista intervencionista do HMAP, Bruno Vidal, foi o responsável pela realização do procedimento. “Para nós é uma honra colaborar com as equipes de cirurgia cardíaca e com toda a equipe envolvida no tratamento do paciente,” comentou. Participaram do procedimento outros três especialistas médicos do HMAP: Eduardo Marques, Gustavo Cunha e Matheus Vieira.
O sucesso dessa realização só foi possível graças à importante parceria entre o Hugol e o HMAP, reafirmando o compromisso das duas instituições com a saúde da população goiana. A colaboração entre as equipes médicas e o compartilhamento de conhecimento técnico são fundamentais para promover avanços na medicina e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Alinhado ao seu propósito de "cuidar de vidas", o Hugol reforça a relevância dessas parcerias estratégicas, que resultam em tratamentos mais eficazes e inovadores para os pacientes que necessitam de cuidados especializados.