Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol implementa novo modelo de impressão e reduz mais de 100 mil cópias


24 de setembro de 2024
Créditos: Lais Castilho
Fotos: Thauann Sales



O Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) implementou um projeto de gerenciamento de impressão que resultou na redução de mais de 100 mil cópias nos últimos dois anos, contribuindo para o meio ambiente e gerando economia financeira. A equipe de Tecnologia da informação (TI) do hospital tem adotado diversas iniciativas que levaram a uma economia significativa, demonstrando que é possível conciliar qualidade no atendimento com práticas sustentáveis.

O gerente de TI, Vanderson de Castro explicou os métodos implementados que têm sido bem-sucedidos na redução de impressões na unidade. " Mesmo com o aumento da demanda proveniente de novos serviços e rotinas no Hugol, conseguimos diminuir as impressões. De modo geral, o projeto tem sido eficaz e estamos nos aproximando do nosso objetivo", afirmou.

Para alcançar essa redução, a equipe de TI adotou três estratégias principais. A primeira foi a criação de ilhas de impressão, onde vários setores compartilham a mesma impressora, o que ajuda a diminuir o volume de impressões. A segunda mudança consistiu na implementação de cotas de impressão para cada área, onde é calculado quanto cada setor pode imprimir mensalmente. Se um setor atinge essa cota, há uma tolerabilidade extra. Se o quantitativo extra foi extrapolado, o supervisor deve formalizar um pedido de aumento que será avaliado pela diretoria. A terceira estratégia envolve um sistema de rastreamento de impressões, que identifica quem realizou cada impressão que identifica se houve a impressão de documentos não institucionais e quem realizou a impressão.

Segundo David da Costa supervisor de Governança Tecnológica, é fundamental que cada gestor e supervisor promova a mudança entre seus colaboradores. "Não adianta apenas falar; precisamos do apoio dos gestores para conseguir essa redução, e isso tem sido possível porque todos têm se conscientizado e ajudado", explicou.

A economia de papel e impressão vai além da redução de custos; é uma oportunidade para o hospital se destacar como um modelo de responsabilidade ambiental e eficiência operacional.