Dia Mundial dos Cuidados Paliativos: Hugol realiza ação de conscientização sobre a prática terapêutica
Em alusão ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos, comemorado no dia 12 de outubro, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), promoveu uma ação com os colaboradores da unidade. A atividade destacou a importância do cuidado paliativo como uma abordagem fundamental para oferecer qualidade de vida e conforto aos pacientes e seus familiares.
Durante as trocas de plantão, os profissionais tiveram a oportunidade de construir uma árvore dos sentimentos, na qual expressaram suas reflexões sobre a importância dos cuidados paliativos.
O Hugol desempenha um papel essencial nos cuidados paliativos, colocando o conforto e a dignidade dos pacientes como prioridade. Desde a criação da Comissão de Cuidados Paliativos em 2017, a instituição tem se dedicado a implementar essa abordagem humanizada na prática diária, promovendo um atendimento mais acolhedor e compassivo.
O cuidado paliativo não apenas alivia o sofrimento e trata a dor, mas também aborda sintomas de natureza física, psicossocial e espiritual, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
Para a Presidente da comissão de Cuidados Paliativos Dra. Uliana Medeiros do Hugol, o cuidado paliativo é essencial para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes. “Receber esse acompanhamento é fundamental para que o paciente se beneficie ao longo de sua trajetória. Esse cuidado minimiza complicações e o sofrimento físico, garantindo um bom controle dos sintomas. Dessa forma, conseguimos estabelecer uma comunicação clara entre a equipe, o paciente e sua família, promovendo acolhimento e esclarecimento, ” explicou.
