Com foco em soluções compartilhadas, CRER institui visita da liderança em áreas assistenciais
O comprometimento das lideranças com qualidade e segurança é um dos itens essenciais para a construção, e consolidação, da cultura de segurança em um hospital. Com foco nesse compromisso, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, deu início ao programa AmarElos, a visita da Diretoria Técnica de Reabilitação e suas lideranças nas áreas assistenciais da instituição.
“Estamos constantemente em busca de soluções para melhorar o cuidado dos nossos pacientes e este é mais um movimento neste sentido. A ideia é clarificar a certeza que todos, indistintamente, somos guardiões do cuidado e que participamos conjuntamente desta tarefa”, ressaltou o Diretor Técnico de Reabilitação do CRER, Dr. Ciro Bruno Silveira Costa.
Com objetivo de aproximar a gestão do hospital da equipe que atua na linha de frente com o paciente, a primeira ronda aconteceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Posto 4 da instituição. A enfermeira Ludmila Gomes dos Santos Oliveira participou do encontro.
“Foi um momento enriquecedor, conseguimos demostrar nossos maiores desafios e pontos de melhoria. Foi uma conversa muito tranquila e sem julgamentos, conseguimos dar sugestões em conjunto com o intuito de implementar melhorias no setor e, consequentemente, contribuir com a qualidade e segurança da nossa assistência”, disse.
Para a presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do CRER, Juliana Carvalho de Lima, envolver os profissionais de maneira uniforme no desenvolvimento da melhoria contínua dos processos na instituição é um desafio. Segundo ela, a estratégia de envolver a equipe da linha de frente juntamente com as lideranças, promove engajamento e motivação nos profissionais.
“Por vezes, as ações das lideranças ficam limitadas às deliberações administrativas. Quando envolvemos todos em prol da construção e cultura da segurança, instituímos o sentimento de pertencimento e unidade. Ter a Direção e suas lideranças envolvidas nesse processo é uma garantia de que o tema é prioridade dentro da instituição e que serve de pano de fundo para todas as decisões da Direção”, ressaltou.
AmarElos
O nome do programa foi pensado com o intuito de reforçar o AMOR pela missão de cuidar de vidas e de cuidar com amor do amor de alguém e ainda para fortalecer o ELO entre a gestão e os profissionais que atuam na linha de frente na instituição.


