Webinar do Ensino Agir destaca a Prevenção de Infecções Hospitalares, os desafios e soluções na Área da Saúde
No webinar promovido pelo Ensino Agir nesta segunda-feira, 09, o tema central foi a implantação e os desafios de um Programa de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PPCIRAS). A convidada, Dra. Mônica Costa, Diretora Geral e Técnica do HDS, Médica infectologista com mestrado em Ciências, Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo (USP) apresentou os principais assuntos sobre o tema.
Durante o webinar, foram abordadas ferramentas de gestão da qualidade, como o ciclo PDCA e o método dos "5 porquês", para identificar problemas e propor soluções eficazes. Um exemplo prático foi o caso do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), que implementou um programa de controle de infecções reconhecido internacionalmente, refletindo melhorias significativas nos cuidados prestados.
Além disso, destacaram-se os protocolos de higienização das mãos e cuidados com dispositivos invasivos, fundamentais para UTIs, onde o risco de infecções é mais elevado.
A Dra. Mônica enfatizou a importância do engajamento das equipes e da gestão em superar obstáculos como resistência a mudanças e recursos limitados. Ela também sugeriu a adoção de práticas baseadas em evidências e programas de uso racional de antimicrobianos, essenciais no combate à resistência bacteriana.
As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são uma das principais causas de complicações e mortes em ambientes hospitalares. Em países em desenvolvimento, até 10% dos pacientes hospitalizados podem ser afetados, aumentando o tempo de internação, os custos hospitalares e os riscos para os profissionais de saúde. Essas infecções impactam diretamente na confiança da sociedade no sistema de saúde e nos indicadores institucionais de qualidade.
O Programa de Prevenção e Controle de Infecções é um conjunto estruturado de ações com o objetivo de prevenir e minimizar as IRAS. Baseado em diretrizes nacionais e internacionais, como as da OMS e da Anvisa, ele engloba estratégias de monitoramento, elaboração de protocolos e capacitação de equipes. Sua estrutura deve considerar as especificidades de cada instituição de saúde, desde seu porte até os recursos disponíveis.
Ao final do evento, o Ensino Agir anunciou o lançamento de um curso aprofundado com a convidada, intitulado “CCIRAS: Implantação Efetiva do Programa de Prevenção e Controle de Infecções”. O curso será realizado no dia 29 de janeiro de 2025, de forma remota e ao vivo, e tem como objetivo capacitar profissionais da saúde para enfrentarem os desafios da prevenção de infecções em suas instituições. Para mais informações e inscrições, acesse o link: https://www.ensinoagir.org.br/remoto