Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hugol


Hugol nas escolas atendeu mais de mil alunos em 2024


16 de dezembro de 2024
Créditos: Lais Castilho
Fotos: Lais Castilho



Na manhã desta sexta-feira (13), o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) promoveu mais uma edição do projeto “Hugol nas Escolas”, realizado mensalmente com o objetivo de ensinar práticas de primeiros socorros às crianças das escolas da Região Noroeste. Em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduce), o projeto já alcançou mais de 9 mil alunos da rede.

O último encontro do ano aconteceu no Colégio Estadual Ismael Silva de Jesus e foi marcado por uma programação especial, encerrando as atividades de 2024. Durante o evento, os residentes de enfermagem e psicologia do Hugol estiveram com os alunos, demonstrando técnicas básicas de primeiros socorros que podem salvar vidas em situações de emergência.

Os primeiros socorros podem ser cruciais para salvar vidas enquanto se aguarda o atendimento profissional. O Residente de Enfermagem Igor Gomes, que esteve presente para ensinar as crianças, destacou a importância desse momento nas escolas. "O Hugol nas Escolas oferece uma oportunidade única para observar como as crianças, com idades entre 12 e 17 anos, lidam com questões como ansiedade, medos e dúvidas relacionadas aos primeiros socorros. Poder ensiná-las sobre os passos básicos para salvar uma vida é uma experiência extremamente gratificante", afirmou

O compromisso do Hugol com a saúde e a segurança da população é claramente refletido neste projeto, como destaca o Diretor Geral, Dr. Guillermo Socrates. "Algumas vítimas poderiam ter um desfecho diferente se tivessem recebido o atendimento adequado no momento, caso alguém soubesse como realizar o primeiro socorro. O verdadeiro impacto desse projeto será visto no futuro, com adultos capacitados a agir de maneira eficaz em situações de emergência."

Além do suporte físico, o projeto também oferece suporte psicológico, destacando a importância de manter a calma e respirar profundamente durante uma situação de emergência. O Residente de Psicologia do Hugol, Leison Nunes, explicou que é fundamental que os alunos compreendam as emoções que estão vivenciando naquele momento. "É um processo. Preparar os alunos para que, mesmo diante de uma situação difícil, saibam como lidar com suas emoções, evitando que o desfecho seja negativo. Caso isso aconteça, é importante que eles saibam a quem recorrer, reconheçam a necessidade de pedir ajuda e saibam como lidar com os sentimentos que surgem durante a situação", destacou.

O projeto Hugol nas escolas teve início em 2016 e já está com os preparativos em andamento para a edição de 2025. A unidade pretende expandir a iniciativa para mais escolas, com o objetivo de alcançar um número maior de alunos e capacitá-los cada vez mais em temas de saúde.



_EDS9130.JPG
_EDS9224.JPG
_EDS9201.JPG
_EDS9185.JPG
_EDS9137.JPG
_EDS9130.JPG
_EDS9224.JPG
_EDS9201.JPG
_EDS9185.JPG
_EDS9137.JPG
_EDS9130.JPG
_EDS9224.JPG
_EDS9201.JPG
_EDS9185.JPG
_EDS9137.JPG