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Ensino Agir


Aula magna do Ensino Agir aborda desafios e soluções para o atendimento de pacientes neurodiversos


14 de janeiro de 2025
Fotos: Alessandra Rocha



Na última segunda-feira (13/01), o Ensino Agir promoveu a Aula Magna do MBA em ABA e Gestão em Saúde Neurodiversa, com o tema Desafios e Soluções para o Atendimento de Pacientes Neurodiversos. O evento contou com a participação de Dante Garcia, Superintendente de Gestão e Planejamento na Agir, Jeania Damasceno, neurologista especializada na infância e adolescência, e Nise Portela Van Der Linden, Diretora Técnica da Rede Teia Agir.  Os palestrantes compartilharam conhecimentos sobre as principais habilidades e soluções práticas no cuidado de pacientes neurodiversos.  

  1. Antônio Cirino, Diretor de Ensino e Desenvolvimento da Agir, iniciou o evento destacando a importância da capacitação dos profissionais de saúde que atendem pacientes neurodiversos e listou os principais obstáculos enfrentados. “A falta de capacitação especializada, a inadequação de estruturas físicas e processos de atendimento, as barreiras de comunicação e, muitas vezes, ainda o preconceito e a desinformação”, detalhou.   

Nise Portela Van Der Linden reforçou a necessidade de os profissionais buscarem conhecimento contínuo. “Nós, enquanto profissionais, que lidamos com este indivíduo, temos que nos preparar para acolher e também inseri-lo, trazendo equidade e oportunidades desse indivíduo ser funcional em seu potencial máximo”, afirmou.   

A diretora também apresentou a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), destacando sua base teórica behaviorista e os benefícios que oferece. “É uma ciência de base teórica comportamental behaviorista, que traz técnicas muito bem solidificadas na intervenção e estimulação, inclusive de preparos em ambientes organizacionais”, explicou.   

Além disso, Jeania Damasceno abordou tópicos como o DSM-5, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, detalhando sua aplicação no atendimento de pacientes neurodiversos. “Quando a gente conhece uma pessoa com um diagnóstico de transtorno do espectro do autismo ou uma pessoa com diagnóstico de TDAH, a gente não conhece o diagnóstico. A gente conhece essa pessoa”, ressaltando a importância da humanização e cuidado centrado na pessoa.   

Dante Garcia encerrou a apresentação inicial enfatizando a motivação do desenvolvimento do MBA, que busca capacitar profissionais para oferecer intervenções eficazes e melhorar a qualidade de vida de pacientes neurodiversos. “O que nós queremos é promover conhecimento para que as pessoas possam ter acesso”, relatou.  

O superintendente também ressaltou a importância de os profissionais conhecerem as leis, tecnologias e serviços de saúde voltados às pessoas neurodiversas. Logo após a apresentação inicial, os participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com os palestrantes.  



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