Inovação no SUS: SAD HDS revoluciona cuidados com implantação da Telessaúde
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) deu um importante passo com a implementação da Telessaúde, uma tecnologia inovadora que promete transformar o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta permite consultas multiprofissionais realizadas por videochamadas, conhecidas como teleconsultas, oferecendo uma alternativa ágil e eficiente aos atendimentos presenciais.
A iniciativa já apresenta resultados expressivos. O trabalho intitulado “A Telessaúde como ferramenta para aumento de performance em um Serviço de Atenção Domiciliar – Um relato de experiência” conquistou o 1º lugar na temática de gestão em saúde durante a V Jornada Científica Integrativa da Agir. A pesquisa evidenciou que a utilização da Telessaúde no SAD do HDS facilita o acesso dos pacientes aos cuidados médicos, utilizando menos recursos e alcançando melhores resultados.
Segundo Thiago Delano, gerente assistencial do HDS, a Telessaúde representa um marco no modelo de atendimento. “Essa abordagem otimiza o tempo dos pacientes e dos profissionais de saúde, além de promover uma experiência de atendimento mais humanizada e acessível. O HDS reafirma seu compromisso com a inovação e a inclusão ao implementar essa ferramenta”, afirmou.
A tecnologia tem se mostrado eficiente para atender pacientes com perfis clínicos variados e demandas diversificadas, como consultas de acompanhamento, esclarecimento de dúvidas e diagnósticos iniciais. Delano destaca que a Telessaúde amplia o alcance do atendimento domiciliar, garantindo rapidez e qualidade, sem comprometer a segurança e o bem-estar dos pacientes.
Além disso, o SAD HDS conquistou um novo reconhecimento em 2024, ao receber o prêmio “Excellence Award for Clinical Quality and Patient Safety” no Congresso Mundial dos Hospitais, realizado no Rio de Janeiro. O prêmio ressalta a excelência do serviço no cuidado domiciliar, que já realizou mais de 20 mil atendimentos, promovendo desospitalização segura, cuidado humanizado e a integração ativa dos familiares no processo de assistência.