Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Hecad


Programa Saúde em Nossas Mãos chega ao Hecad para redução de infecções na UTI


18 de fevereiro de 2025
Créditos: Lais Castilho
Fotos: Thauann



O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) deu início ao Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS), uma parceria do Ministério da Saúde com seis entidades de saúde reconhecida excelência (ESREs). O objetivo do programa é melhorar a qualidade da assistência nas unidades de saúde pública e reduzir as infecções hospitalares.

A unidade foi selecionada para participar do projeto na categoria "Saúde em Nossas Mãos", com o objetivo de reduzir infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) por meio do uso da Ciência da Melhoria e da adoção de ferramentas de qualidade. O projeto visa aumentar a adesão aos pacotes de prevenção de infecções, como infecções do trato urinário, pulmonares e em sítios cirúrgicos, além de implementar práticas assistenciais seguras. A conscientização das equipes sobre a importância dessas medidas de prevenção é central para o sucesso da iniciativa. Para isso, são realizadas auditorias periódicas, monitoramento da adesão aos pacotes de prevenção e o acompanhamento dos indicadores de infecção, com o objetivo de avaliar os resultados das ações implementadas.

A analista da qualidade do Hecad Gabriela Braga, explica que o programa traz melhorias para o paciente durante o tratamento. “O programa veio para reduzir o número de infecções da unidade. É uma forma de conscientizar as equipes, trazendo o conhecimento sobre o passo a passo das medidas de prevenção e ajudando a entender por que cada etapa é importante. No final, o objetivo é alcançar a redução das infecções no setor, tornando nossa assistência mais qualificada e segura para o paciente.”

Uma das inovações adotadas no hospital é o Kamishibai, um painel visual que permite monitorar, em tempo real, a adesão dos profissionais aos procedimentos prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde. Esse sistema facilita a visualização dos checklists de prevenção de infecções, conhecidos como "bundles", que incluem ações específicas para cada procedimento invasivo, como a inserção de catéteres e sondas.

Para Janaina Rodrigues, gerente assistencial da unidade, “A conscientização sobre a higienização das mãos e o uso de ferramentas como o Kamishibai são essenciais para reduzir infecções hospitalares, garantindo um ambiente mais seguro para nossos pacientes. Estamos empenhados em monitorar e avaliar constantemente as ações para alcançar os resultados esperados e contribuir para a melhoria contínua da saúde pública.”