Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Ensino Agir


Os desafios do diagnóstico diferencial neurodiverso na prática clínica é tema do webinar realizado pelo Ensino Agir


10 de março de 2025
Créditos: Alessandra Rocha



Nesta segunda-feira (10/03), o Ensino Agir promoveu um importante webinar com o tema "O diagnóstico diferencial de condições neurodiversas na prática clínica". O evento contou com a participação do Dr. Hélio Van der Linden, médico neurologista infantil e membro do Departamento Científico dos Transtornos do Neurodesenvolvimento da SBN, que trouxe uma abordagem esclarecedora sobre os desafios enfrentados na identificação de transtornos como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e dislexia. 

Durante o webinar, o Dr. Hélio explicou a importância e os impactos de um diagnóstico correto e eficaz. “O ponto principal é que, quando é feito um diagnóstico correto, evita-se uma longa jornada. Sabemos que muitas famílias acabam peregrinando por vários médicos e pulando de diagnóstico em diagnóstico”, relatou. Além disso, o médico destacou os benefícios de um diagnóstico preciso, enfatizando o aumento das chances de sucesso terapêutico. 

Foram discutidos também os avanços na área, incluindo a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, a utilização de critérios diagnósticos atualizados e a implementação de estratégias para aprimorar a precisão na identificação dos diferentes perfis neurodivergentes. O Dr. Hélio Van der Linden ressaltou a importância da capacitação dos profissionais de saúde para que, mesmo que não possam realizar o diagnóstico diretamente, tenham conhecimento suficiente para encaminhar o paciente ao especialista adequado. 

O palestrante ressaltou a necessidade de garantir que as pessoas neurodivergentes tenham acesso a um suporte mais adequado às suas necessidades individuais. Ele também apresentou ferramentas de avaliação dos pacientes, que incluem a observação e métodos objetivos, destacando, por exemplo, o contato visual. Além disso, esclareceu as diferenças entre os transtornos e respondeu às dúvidas dos participantes. 



Webinar (2).jpeg
Webinar (4).jpeg
Webinar (3).jpeg