Crer realiza primeiro encontro do projeto Caminhos da Pesquisa sobre Currículo Lattes
Com o objetivo de fomentar a cultura científica e impulsionar a produção acadêmica, a Supervisão de Ensino e Pesquisa (Suenpes) do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou no dia 21 de março, o primeiro encontro do projeto "Caminhos da Pesquisa". Nesta edição, o tema abordado foi o Currículo Lattes, um instrumento essencial para aqueles que desejam ingressar e se consolidar no meio acadêmico e científico no Brasil.
A oficina proporcionou aos participantes uma compreensão aprofundada sobre a Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), abordando desde sua criação até sua relevância na estruturação das trajetórias acadêmicas. Além disso, os participantes receberam orientação sobre a elaboração e atualização de seus currículos, com foco na organização das informações, precisão dos dados inseridos e a importância da coerência e veracidade na apresentação do percurso formativo e profissional.
De acordo com a supervisora de ensino e pesquisa do Crer, Aline Rosa da Costa, a oficina de Currículo Lattes é uma iniciativa essencial para quem deseja se inserir no meio acadêmico e fortalecer sua trajetória científica: “Nosso objetivo é oferecer suporte prático e teórico para que os participantes possam construir e manter um currículo consistente, alinhado às exigências da pesquisa no Brasil".
O projeto "Caminhos da Pesquisa" visa incentivar a formação científica por meio de oficinas formativas, reforçando o compromisso da Suenpes com a valorização da ciência e o desenvolvimento do conhecimento. Em um cenário onde a pesquisa e a produção científica se tornam cada vez mais essenciais, iniciativas como essa contribuem significativamente para a capacitação e o fortalecimento de pesquisadores em potencial, preparando-os para os desafios do universo acadêmico.
Ao oferecer suporte prático e conhecimento especializado, a Suenpes reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e a formação de protagonistas no campo da pesquisa, fortalecendo o Crer como um espaço de incentivo à produção e difusão do conhecimento científico.