Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer promove capacitação sobre comunicação segura


27 de março de 2025



Garantir a segurança do paciente vai muito além dos procedimentos técnicos, envolve também a forma como as informações são compartilhadas entre equipes, profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Pensando nisso, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) promoveu, nos dias 25 e 26 de março, uma capacitação sobre comunicação segura. Ao todo, 12 turmas participaram das atividades, alcançando 250 colaboradores da unidade e reforçando a importância desse tema no dia a dia do atendimento.

A comunicação segura é essencial para evitar falhas durante o atendimento, desde a admissão do paciente até a alta hospitalar. Quando as informações são transmitidas de forma clara, objetiva e no tempo certo, o risco de erros diminui, a compreensão do paciente sobre seu tratamento melhora e a continuidade do cuidado é fortalecida.

Durante o encontro, foram destacadas as estratégias utilizadas pelo Crer para fortalecer essa prática no dia a dia. O prontuário eletrônico foi apontado como uma ferramenta fundamental, permitindo o registro e o acesso rápido às informações de cada paciente por todas as equipes envolvidas.

Além disso, a instituição também aposta em outras formas de comunicação: murais informativos, TVs corporativas, workshops, treinamentos periódicos e o contato direto por telefone são recursos importantes para garantir que todos os profissionais estejam alinhados.

“A comunicação segura é um dos pilares da segurança do paciente. Quando a informação é clara e chega de forma correta a todos os envolvidos no cuidado, evitamos falhas e promovemos um atendimento mais humanizado e eficiente. Nosso papel, enquanto profissionais do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente, é reforçar essas práticas no dia a dia e lembrar que cada detalhe faz diferença na vida de quem atendemos, comunicação segura salva vidas”, destacou Junio Cesar Machado, membro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente e ministrante da capacitação.

Segundo a equipe responsável pela capacitação, investir em comunicação segura é investir na qualidade do atendimento e na proteção dos pacientes. Um ciclo que envolve atenção, responsabilidade e compromisso coletivo.