Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer recebe certificação Qmentum Internacional – Nível Diamante e inaugura Centro de Comando do Núcleo Interno de Regulação


3 de abril de 2025
Créditos: Juliana Saran
Fotos: Juliana Saran



O Crer torna-se o primeiro hospital do estado de Goiás e a primeira unidade 100% SUS do Centro-Oeste a obter a Acreditação Qmentum Internacional.

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) alcançou mais um marco significativo em sua história ao receber oficialmente a certificação Qmentum Internacional – Nível Diamante. O evento, realizado na manhã do dia 2 de abril, consolidou o Crer como o primeiro hospital do estado de Goiás e a primeira unidade 100% SUS do Centro-Oeste a conquistar essa acreditação. Esse reconhecimento atesta a excelência da instituição na gestão da qualidade e na segurança assistencial, reafirmando seu compromisso com a eficiência e a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade

.A acreditação é um processo voluntário de avaliação externa, conduzido por uma organização independente, que verifica periodicamente se a instituição atende aos padrões internacionais de qualidade na prestação de serviços de saúde. O Crer atingiu o nível Diamond, o mais alto da metodologia Qmentum, um feito alcançado por apenas 13 hospitais públicos no Brasil.

Segundo a gerente de qualidade do hospital, Josenei Skorek, com essa certificação, o Crer passa a integrar um seleto grupo de instituições internacionais de excelência. “Os desafios para obter esse reconhecimento foram significativos, mas superados com êxito pela equipe da unidade”, explica. Ela destaca que, enquanto a média para uma instituição hospitalar conquistar a certificação é de até dois anos, o Crer obteve a acreditação em apenas um ano e quatro meses.

"Implementamos cinco manuais com diversos requisitos exigidos e tivemos o desafio de engajar toda a equipe na adoção das Práticas Organizacionais Obrigatórias, no redesenho dos processos, na redução de desperdícios e no fortalecimento da qualidade assistencial. Foram centenas de ações e melhorias que transformaram a cultura da organização", relata Josenei. Para ela, o esforço valeu a pena. "Todos compreenderam que os ganhos são duradouros e estão alinhados ao nosso propósito de cuidar de vidas", acrescenta.

Entre os benefícios dessa certificação estão a integração e o aprimoramento das melhores práticas internacionais, a redução de riscos relacionados à segurança do paciente, a avaliação contínua de indicadores de desempenho e resultados, além da promoção de um ambiente de trabalho mais eficiente. A acreditação também reforça o compromisso com o cuidado centrado na pessoa, contemplando pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Para o diretor-geral do Crer, Luiz Carlos Junio Sampaio Teles, esse reconhecimento fortalece a confiança dos pacientes e reafirma o compromisso da equipe com a melhoria contínua dos serviços prestados. "Essa certificação reflete nosso empenho em garantir um atendimento humanizado e de alto padrão, sempre focado no bem-estar e na segurança dos pacientes", destaca.

O evento contou com a presença de autoridades e representantes da QGA, da Agir e da Secretaria de Saúde de Goiás, entre eles: Rubens Covello, CEO da QGA, Valney Luiz da Rocha – Assessor da Diretoria e ex-diretor-geral do Crer, Sérgio Daher – Superintendente de Relações Institucionais da Agir, Lucas Paula da Silva – Superintendente Executivo da Agir, Claudemiro Euzébio Dourado – Superintendente de Controle Interno da Agir, Dante Garcia de Paula – Superintendente de Gestão e Planejamento da Agir e Rasivel dos Reis Santos Júnior – Secretário de Saúde de Goiás

Inovação e Eficiência no Atendimento

Além da certificação, o Crer também celebrou a inauguração do novo Centro de Comando do Núcleo Interno de Regulação, uma estrutura inovadora projetada para otimizar o atendimento e aprimorar a gestão de recursos internos. Com tecnologia de ponta, o centro tem como objetivo centralizar a regulação dos atendimentos, promovendo uma administração mais eficiente dos leitos e garantindo um fluxo ágil e organizado para os pacientes.

De acordo com a direção do hospital, a implementação desse núcleo fortalece a infraestrutura da instituição e assegura que os pacientes recebam o atendimento adequado no tempo certo. "Essa estrutura é fundamental para ampliar o acesso aos serviços do Crer, garantindo maior eficiência na alocação de recursos e aprimorando a qualidade assistencial", enfatiza o diretor-geral do hospital.

A gerente do Núcleo Interno de Regulação, Wanessa Barcelos, destaca que a nova estrutura trará avanços significativos na comunicação entre as equipes assistenciais, tornando os processos mais ágeis e assertivos. " Com a gestão das informações em tempo real, a comunicação será mais rápida e eficaz tanto com os clientes internos quanto com a regulação, oportunizando  maior eficiência operacional, tomada de decisão célere e assertiva e melhor atendimento e segurança para pacientes e colaboradores", ressalta.



_MG_4446.jpg
_MG_4435.jpg
_MG_4321.jpg
_MG_4258.jpg
_MG_4162.jpg
_MG_4085.jpg
_MG_4059.jpg
_MG_3760.jpg