Programa CRER na Comunidade promove educação em saúde para alunos da rede pública de ensino
Fortalecendo seu compromisso de responsabilidade social, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, por meio do programa CRER na Comunidade, produziu videoaulas com foco na educação e promoção da saúde entre crianças e adolescentes. O conteúdo foi transmitido nesta terça-feira, 22 de junho, na TV UFG.
A ação é uma parceria entre a Supervisão de Ensino e Pesquisa (SUENPES) do CRER e a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. As videoaulas, com duração de até 15 minutos, acompanham os conteúdos educacionais disponibilizados aos alunos da rede pública de ensino.
“Em reunião com a Secretaria de Educação, identificamos necessidades e demandas existentes em relação ao ensino remoto e a influência na qualidade de vida e de aprendizado de crianças, entre 10 e 14 anos, em tempo de pandemia.Essa parceria integra o conjunto de ações relacionadas à integração ensino/serviço/comunidade promovidas pela Supervisão de Ensino e Pesquisa do CRER”, explicou a coordenadora da Residência Multiprofissional, Fabrícia Nayara Oliveira Limeira.
Ao todo, foram produzidas quatro aulas com os seguintes temas:
Ergonomia no ensino remoto: Vamos estudar melhor?
Ministrada pelo preceptor da Fisioterapia, Frederico Cortês
Dicas para manejo da atenção nas aulas on-line
Ministrada pela preceptora da Psicologia, Lara Rabelo
Por que e como higienizar as mão?
Ministrada pela coordenadora da Residência de Multiprofissional, Fabricia Nayara Oliveira Limeira
Como usar e manusear a máscara?
Ministrada pela supervisora de Ensino e Pesquisa, Fernanda Miranda
Segundo a supervisora de Ensino e Pesquisa do CRER, a parceria entre o hospital e a Secretaria de Educação deve continuar dentro do programa CRER na Comunidade.
“Com foco nas ações de Educação em Saúde, buscamos desencadear mudanças nos hábitos de vida da população, sensibilizando-a acerca da importância em adotar práticas de promoção de saúde e prevenção de doenças. Assim, promovemos conhecimento e autonomia à população para que possam tomar as melhores decisões relacionadas à própria saúde e concomitantemente, sejam capazes de modificar seu contexto social”.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação foi elogiada pela supervisora. “Neste período de pandemia a iniciativa da Secretaria de Educação junto a emissora contribui com muita responsabilidade social para a manutenção da educação pública de famílias que não possuem acesso à internet em casa”, finalizou.