CHS é a primeira unidade da Agir a utilizar novo painel de monitoramento de leitos
Painel oferece visão em tempo real para apoiar tomada de decisões, reduzir o tempo resposta e integrar equipes
O Complexo Hospitalar Sul, em Manaus, é a primeira unidade da Agir a ter implantada a tela de monitoramento de leitos desenvolvida pelo núcleo de tecnologia. O painel foi instalado no posto de enfermagem das observações ginecológica e obstétrica do pronto-socorro do Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), maternidade que faz parte do complexo.
Desenvolvido para atender necessidades das unidades da Agir, a tela surge da demanda por uma visualização mais ágil, intuitiva e centralizada do gerenciamento de leitos na unidade hospitalar, como explica Kelvin Cantarelli dos Santos, chefe do núcleo de tecnologia da informação.
"O processo de gestão de leitos envolve várias áreas e profissionais, e muitas vezes as informações estavam dispersas ou exigiam consultas manuais em diferentes sistemas. O painel foi pensado justamente para otimizar esse processo, oferecendo uma visão em tempo real que apoia a tomada de decisões, reduz o tempo de resposta e melhora a integração entre as equipes.”, afirmou.
O principal diferencial está na personalização e integração. Essa versão, ainda de acordo com Kelvin Cantarelli, foi desenvolvida a partir das necessidades específicas das unidades da Agir, com base no fluxo real de trabalho das equipes e o modelo de gestão da empresa.
“Esse desenvolvimento representa um avanço significativo na transformação digital da Agir. Demonstra a capacidade da instituição em inovar com soluções próprias, alinhadas à realidade de suas unidades. Mais do que uma ferramenta tecnológica, o painel simboliza um compromisso com a eficiência, a qualidade assistencial e o uso inteligente de recursos.”, concluiu.
No CHS, a tela vem para substituir os antigos quadros brancos, onde as informações eram anotadas de maneira mecânica e que, além da limitação de espaço, estavam passíveis de falhas nas atualizações. A gerente do Núcleo Interno de Regulação do CHS, Neylane Macedo, explica que a ferramenta revoluciona a forma de gerir os leitos ao otimizar o tempo, facilitar a comunicação e trazer mais segurança aos processos. Ela conta que, apesar do programa de gestão hospitalar já apontar as movimentações dos leitos, a comunicação ocorria de forma mecânica. Era preciso, por exemplo, que o enfermeiro da unidade onde o paciente estava ligasse para a unidade onde o paciente iria. “Isso faz diferença para aquele paciente que está na porta de entrada aguardando leito. Ao otimizar o giro interno de leito eu tenho uma assistência mais adequada”, afirma.
O painel está integrado ao sistema MV Soul, utilizado na gestão hospitalar, por meio de consultas automatizadas que extraem dados em tempo real. Ele traz informações como ocupação atual dos leitos por unidade de internação e por tipo (enfermaria, UTI, isolamento, etc.); alertas de movimentação de leitos (reservas e transferências); situação de cada leito (ocupado, reservado, disponível, bloqueado, em limpeza, etc.); tempo de permanência dos pacientes; alertas de alta hospitalar pendentes, entre outros.
A integração permite uma gestão mais proativa, com dados sempre atualizados e confiáveis, sem exigir intervenção manual, como exemplifica a diretora assistencial do CHS, Priscila Martins. “A tela é uma barreira a mais de segurança. Na hora em que a informação é inserida no prontuário do paciente, ela já se reflete na tela e aparecem todas as pendências. A equipe de assistência ganha tempo ao deixar de fazer essas anotações mecânicas e consegue assistir melhor o paciente que é o foco da enfermagem”, afirma.
Visualizar de forma rápida cada leito é o principal ganho para o enfermeiro fluxista, Clerley Ramos Pinheiro. “Agora eu tenho, com mais rapidez, a resposta que eu preciso para poder encaminhar os pacientes e onde eu vou internar os pacientes que estão dando entrada também”, disse.
Segundo o gerente de tecnologia da informação do CHS, Aníbal Martins, o processo de instalação dos monitores vai seguir no complexo até o fim do mês de abril. “A área do pronto-socorro obstétrico e ginecológico do Dona Lindu foi a primeira a receber a instalação. A gente vai subir fazendo as instalações e em paralelo, vamos também começar as instalações no 28 de agosto para ter o monitoramento no prédio inteiro. Serão 40 paineis mostrando toda a gestão de leito no hospital. Até o fim do mês já estaremos com todos os monitores instalados”, afirmou.
Atualização tecnológica
Desde dezembro de 2024, o Complexo Hospitalar Sul tem atualizado a infraestrutura de tecnologia. Os novos equipamentos incluem 475 computadores desktop, 100 laptops, 62 impressoras de última geração e 50 televisores de 55 polegadas. A modernização da infraestrutura de TI do CHS faz parte de um plano estratégico de investimentos em tecnologia e inovação, que visa garantir que o complexo hospitalar esteja sempre equipado com o que há de mais moderno e eficiente no mercado.
.jpg)
.jpg)
.jpg)