Símbolo Acessibilidade

Acessibilidade

  Menu   Conteúdo   Busca   Mapa de site   Atalhos do teclado
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste

Notícias

Crer


Crer realiza treinamento sobre o uso da ferramenta UpToDate para residentes e profissionais de saúde


16 de abril de 2025
Créditos: Juliana Saran
Fotos: Juliana Saran



O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), promoveu no dia 11 de abril um treinamento voltado para o uso da ferramenta UpToDate, com foco em residentes e profissionais da saúde da instituição. A capacitação reforçou a importância do recurso no apoio à tomada de decisões clínicas, na atualização científica e na qualificação do cuidado prestado aos pacientes.

Adquirida pela Superintendência da Escola de Saúde de Goiás, a tecnologia está disponível para todos os profissionais do hospital e permite o acesso a evidências científicas publicadas em periódicos internacionais. O objetivo do treinamento foi ampliar o uso estratégico da plataforma, especialmente entre os residentes e preceptores das residências médicas e multiprofissionais.

De acordo com a supervisora de Ensino e Pesquisa do Crer, Aline Rosa, o UpToDate é uma ferramenta essencial para o fortalecimento da prática clínica baseada em evidências. “Esse tipo de tecnologia tem papel fundamental na formação e na atualização dos profissionais de saúde. O treinamento foi pensado justamente para incentivar o uso correto da plataforma, desde a elaboração de aulas e seminários até a aplicação direta na assistência ao paciente”, destaca.

Durante o encontro, os participantes também foram orientados sobre o acesso à plataforma. O coordenador de fonoaudiologia do Crer, Karlos Thiago Pinheiro, explicou que o primeiro acesso deve ser feito a partir de um equipamento conectado à rede do hospital. Após o cadastro, o login pode ser utilizado em qualquer dispositivo móvel. Ele também reforçou que, para manter o acesso ativo, é necessário realizar uma nova conexão por meio de um equipamento do Crer a cada três meses.

Para os residentes, o uso da ferramenta representa um diferencial na construção do conhecimento técnico e científico, além de contribuir diretamente para a qualidade do atendimento hospitalar.