Ensino Agir realiza Simpósio sobre gestão, inovação e resultados em Saúde em SP
Encontro com mais de 200 pessoas discutiu estratégias, avanços e desafios do setor
O Ensino Agir, braço educacional da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), uma Organização Social focada na administração de serviços de saúde, realizou no último dia 23 de abril um simpósio para discutir estratégias, avanços e desafios em temas como inovação, tecnologia e gerenciamento efetivo no setor da saúde.
O evento ocorreu no auditório da TOTVS, empresa líder em sistemas e plataformas informacionais, no bairro de Santana, zona norte de São Paulo, numa tarde de debates, palestras e participação do público, com mais de 200 pessoas acompanhando presencialmente e de forma online.
O encontro conectou gestores e profissionais num ambiente dinâmico, explorando as melhores práticas e tendências em gestão. A presença de representantes de consagrados profissionais e gestores da saúde, propiciou uma troca de experiências, aprendizados, ideias, contatos e conexões, destacando ações que transformam desafios em soluções e geram bons resultados assistenciais e organizacionais.
“Estamos comprometidos com a qualificação contínua dos gestores em saúde e com a construção de soluções que gerem impacto real na vida dos pacientes e usuários do sistema de saúde. Este simpósio representa um passo importante na consolidação de práticas baseadas em evidências, inovação e resultados concretos nos cuidados em saúde. O Ensino Agir tem se firmado como um ambiente de formação de líderes e de disseminação de boas práticas em assistência e gestão em saúde. Promover este encontro em São Paulo reforça nosso propósito de cuidar de vidas também por meio da educação, estimulando uma saúde mais eficiente, humana e sustentável”, afirmou J. Antônio Cirino, diretor do Ensino Agir.
Superintendente de Relações Institucionais da Entidade e presidente do Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross), Sergio Daher também congratulou a proposta: “Temos este braço educacional desde a fundação, e é evidente que, com o passar dos anos, ele foi ficando mais consistente. Pudemos divulgar o que nós fazemos de mais virtuoso. O evento teve uma característica de aprendizagem mútua. Falamos com grandes personalidades e instituições sobre gerir Saúde, algo fundamental no mundo atual”.
Já Lucas Silva, superintendente-executivo da Agir, celebrou o momento como um marco: “O Ensino Agir é uma ferramenta para compartilhar conhecimento adquirido ao longo de mais de 20 anos dirigindo unidades de Saúde. Juntamos saber acadêmico com aquele aplicado na ponta, na prática, e pudemos ensinar e aprender muito. Hoje cuidamos de mais de 1.500 leitos graças a essas interações e agora também somos fonte de conhecimento e queremos compartilhar de volta o que fizemos de bom”.
Durante a mesa principal, realizada sob o tema “O impacto positivo da gestão por resultados na saúde”, houve a reunião de representantes da Organização Nacional de Acreditação (ONA), da empresa de gestão de custos em Saúde Planisa, da Associação Nacional dos Hospitais Provados (ANAHP) e da anfitriã, TOTVS. Em suas falas, os participantes foram unânimes ao elogiar a qualidade das pautas abordadas. “Poder criar novos entendimentos sobre apresentação de resultados e transformação de ações em melhorias é estimulante. Analisar números sabendo que eles são vidas salvas é a essência de nossos trabalhos”, disse Arnaldo Monfredini, gestor de Negócios e Ofertas da TOTVS.
“Essa consciência do valor que a gente traz ao paciente esteve clara aos presentes e é o que nossa Organização faz ao modelar processos de melhorias em três níveis, garantindo uma prestação de serviços efetiva e segura desde a base, passando pela fase intermediária e atingindo a excelência”, declarou Camila Deister, analista sênior de Certificação da ONA.
“Falar de resultado na área da saúde é falar de tecnologia da informação e big data. Ter exames, por exemplo, substituídos por uma análise clínica acurada do paciente reduz custos. Esse é o futuro da área. A diminuição de gastos que uma consulta minuciosa pode oferecer liberta o paciente mais cedo e dá ao hospital menos despesas com diagnósticos. Essa situação vai na linha do que pautamos. Quando sabemos, por dados confiáveis, que 80% a 85% dos exames de imagem não têm diagnóstico é hora de repensar nossa logística”, pontuou Marcelo Tadeu Carnielo, diretor de Serviços da Planisa.
“Como head de Negócios e Parcerias da ANAHP, que abrange os 180 melhores hospitais do país, vejo que, mesmo nestes complexos de excelência, há problemas de base em suas administrações, seja de pessoal, numérico ou de resultados práticos. Acredito que enquanto não tirarmos o foco da remuneração pela remuneração, sem prestar atenção às OSS, ao SUS, aos hospitais regionais, não teremos melhoras reais. Iniciativas como as de hoje contribuem para mudarmos este cenário”, afirmou Thiago Santos Camargo.
Encerrada a mesa, o evento trouxe a palestra de Lia Lara, consultora sênior da FranklinCovey, companhia que otimiza performances dos profissionais e líderes e tem atuação em 144 países. Com o título “As 4 disciplinas da Execução Aplicadas à Gestão em Saúde”, a executiva discorreu sobre a necessidade de “pensarmos em que tipo de profissional e legado deixaremos à posteridade. Numa empresa, a gente reflete isso na missão, que é moldada através da visão. No setor de Saúde não é diferente. Aí entra a estratégia: como é que chegamos no que almejamos? Pôr em causa essas questões num ambiente desses é muito producente”.
Após isso, seguiu-se a palestra “Como a transformação digital e a inovação estratégica caminham lado a lado na saúde digital”, conduzida pelo PhD em informática médica, doutor em filosofia e CEO da Folks, Cláudio Giulliano.
“É um prazer compartilhar esse conteúdo porque tem a ver com as tendências atuais da inteligência artificial, que deve democratizar o conhecimento. Eu acho que o que a gente produziu nesta tarde será fundamental para aprimorar o setor. À medida que temos cada vez mais pessoas capacitadas e entendendo as potencialidades de uma Saúde mais digital, vamos atingir feitos ainda maiores e melhores para nossos pacientes, profissionais e instituições”, afirmou o executivo.