Cirurgia de separação de gêmeas siamesas, de Manaus, é realizada com sucesso no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad)
O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) informa que a cirurgia de separação das gêmeas siamesas Eliza Vitória e Yasmin Vitória foi concluída com sucesso às 13h02 desta terça-feira (13). Agora, as pacientes serão encaminhadas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde já aguardam as equipes multiprofissionais para o início do acompanhamento pós-operatório.
O procedimento, conduzido pela equipe de cirurgia pediátrica do Hecad, coordenada pelo Dr. Zacharias Calil, teve duração de quase 5 horas e envolveu diferentes etapas cirúrgicas, incluindo a separação do fígado e a reconstrução das estruturas abdominais das pacientes.
O caso é considerado de alta complexidade devido à idade das pacientes, recém-nascidas com apenas 34 dias de vida, e ao compartilhamento de estruturas abdominais. Embora a separação tenha sido realizada com êxito, o pós-operatório exige cuidados intensivos e vigilância contínua, dessa forma, as meninas seguem assistidas 24 horas por uma equipe altamente especializada.
Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad/SES-GO)


