Crer promove Oficina de Métodos Científicos como base para pesquisa e qualificação da assistência
Na última sexta-feira, 10 de maio, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer realizou a Oficina de Métodos Científicos, uma iniciativa estratégica para fortalecer o pensamento crítico e incentivar o uso da pesquisa como ferramenta de qualificação da prática assistencial. O objetivo da oficina foi apresentar os fundamentos metodológicos essenciais para a construção de projetos científicos, contribuindo para o desenvolvimento de competências entre residentes, preceptores e profissionais da assistência. Ao todo, 40 pessoas participaram da atividade.
A ação integra as iniciativas do setor de ensino e pesquisa do Crer, que atua na formação de profissionais reflexivos, críticos e engajados com a promoção de uma assistência segura e qualificada. Ao investir em pesquisa e educação permanente, o hospital tem em sua identidade organizacional a missão de inovar e evoluir na atenção especializada em reabilitação, sempre investindo em ensino e pesquisa.
Segundo a ministrante e tutora de enfermagem do Crer, Karina da Silva Vale Yagi, a oficina foi uma experiência enriquecedora e gratificante.
“Acredito que fomentar a pesquisa no ambiente assistencial é essencial para transformar a prática cotidiana e promover uma assistência cada vez mais qualificada e centrada no paciente. Foi inspirador ver o envolvimento dos participantes, o interesse pelas práticas baseadas em evidências e a vontade coletiva de produzir ciência dentro do nosso hospital. Esse tipo de iniciativa fortalece nosso compromisso com o conhecimento, com o SUS e com a melhoria contínua do cuidado que prestamos no Crer”, explica Karina.