CME do CRER cria programa de fortalecimento da segurança e qualidade no processamento de produtos na instituição
Na Central de Material de Esterilização (CME) inicia-se o cuidado ao paciente. Por meio de um trabalho meticuloso, a fim de prevenir qualquer tipo de falha no processamento dos produtos para a saúde, o setor atua na prevenção e controle de infecções, uma unidade estratégica fundamentada em boas práticas, segurança e qualidade.
Com foco nesse trabalho, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, uma unidade da SES-GO, iniciou o programa Caminhos da CME, que consiste em visitas periódicas nos setores diretamente ligados à Central para fortalecimento da rotina de processamento de produtos na instituição.
“Considerando a necessidade de ampliar o conhecimento sobre a relevância do trabalho realizado na CME para promover um ambiente hospitalar mais seguro, e aproveitando o início da campanha nacional Junho Azul Celeste, utilizando a #ValorizoConfioNoCME demos início a várias atividades que serão desenvolvidas durante todo o mês. A cor Azul Celeste remete ao céu, fazendo alusão de que a CME é o céu do hospital, sendo capaz de permear todos os setores com os produtos reprocessados nesta unidade, dando visibilidade às atividades da Central para a qualidade da assistência”, explicou a supervisora de Enfermagem de Procedimentos Cirúrgicos, Gabriela Munilla Patriarca.
O lançamento do programa contou com a adesão de todos os profissionais que atuam no setor, responsável pelo processamento de 25 mil itens por mês. A enfermeira referência da CME do CRER, Ludmila Machado, explica a importância do envolvimento dos setores no trabalho desenvolvido pela Central.
“Através das visitas periódicas, iremos discutir o trabalho realizado pela CME, tirar dúvidas dos setores a respeito do serviço e ouvir sugestões de melhoria dos nossos processos. Revisitar os fluxos e rotinas levando em consideração nossos clientes e fornecedores, reforça nosso compromisso em engajar a equipe e, sobretudo, fortalecer as ações com o foco na segurança do paciente”, finalizou.