Banco de Sangue do Hugol transforma experiência do doador com inovação e tecnologia
O Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) transformou a experiência dos doadores de sangue através da tecnologia. Através de mensagens de WhatsApp, a unidade convida os doadores em épocas de baixa no estoque, com base no tipo sanguíneo e data da última doação. Tudo de forma automatizada e personalizada, aprimorando a experiência do doador e garantindo um estoque seguro para os pacientes que necessitam de transfusões.
O projeto “Experiência do Doador” foi desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), responsável pela gestão do Hugol. Esse projeto inovador consiste em uma jornada completa de acompanhamento do doador por meio de mensagens, desde o seu cadastro na recepção da unidade até a utilização do sangue em um dos pacientes.
“O momento mais comovente acontece quando ele recebe uma mensagem informando que seu sangue foi utilizado em uma transfusão. Essa atualização transforma a experiência de doar, deixando de ser apenas um ato nobre, tornando-se uma conexão real com a vida que ele ajudou a salvar”, conta o Dr. Adriano Arantes, Gerente Médico do Banco de Sangue do Hugol. Para se ter uma ideia, o Banco de Sangue do Hugol recebe uma média mensal de 760 doadores de sangue e realiza mensalmente cerca de 929 transfusões em pacientes da unidade.
Como funciona?
Ao realizar o cadastro no Banco de Sangue do Hugol para efetuar a doação, o doador fornece o telefone de contato e autoriza o envio de mensagens via WhatsApp. A partir desse cadastro, em menos de dois minutos e de forma automática, o chatbox desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação entra em ação e dispara a primeira mensagem. Neste momento, o doador é acolhido com uma mensagem de boas-vindas, um vídeo que apresenta um pouco mais sobre a instituição e informações básicas sobre a doação.
Após a coleta, é disparada uma mensagem com os cuidados pós-doação e agradecimento pela solidariedade, contendo também o link da Pesquisa de Satisfação. Por meio das respostas obtidas, a equipe consegue aperfeiçoar os atendimentos. Após 72 horas, o doador é informado sobre a liberação dos resultados dos exames realizados em seu sangue, ou sobre a necessidade de agendamento para orientações médicas. “Essa comunicação constante faz com que o doador sinta que sua contribuição é valorizada, gerando um sentimento de pertencimento e compromisso”, explica Adriano.
Além disso, o chatbox envia mensagens carinhosas e personalizadas de aniversário, alertas sobre o período para a realização de novas doações, mudança de categoria da carteira do doador, liberação após período de inaptidão, entre outras. “Essas mensagens de envolvimento promovem um relacionamento contínuo. Cada mensagem enviada é um lembrete de que pequenas ações têm grandes repercussões e que o bem que fazemos ecoa na vida de outras pessoas”, finaliza o gerente médico.